Estudantes celebram premiações da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Extensão 18 de dezembro de 2023. Visualizações: 286. Última modificação: 19/12/2023 16:40:50

Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) foi realizada no dia 18 de dezembro no campus Leste da Ufersa em Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

A primeira experiência como finalista da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) de Ana Cecília foi impressionante: a estudante conquistou duas medalhas de prata, nos níveis estadual e nacional. Após uma viagem de cerca de três horas, de São Miguel à Mossoró, a jovem se juntou aos outros 67 medalhistas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) nesta segunda-feira, 18 de dezembro, para receber as suas premiações.

“Antes, eu não ligava muito para o preço das medalhas, mas esse ano me despertou e é uma conquista muito grande”, conta Ana Cecília. A estudante participou da edição anterior da olimpíada, porém não avançou até as finais. Junto à sua família, a jovem expressa orgulho por conquistar a premiação com seus esforços e incentiva todos, independente de escolas, a participarem.

Durante três etapas, os inscritos da OBEF demonstraram seus conhecimentos sobre temas como educação financeira, finanças pessoais, orçamento, poupança, margens de juros e gasto inteligente de recursos financeiros. Em sua 5° edição, as provas incentivam o aprofundamento em conteúdos aplicáveis na vida profissional e pessoal de cada estudante.

Aldefran Aderson é coordenador pedagógico da Escola Evangélica José Inácio da Costa, de Upanema, e viajou para a premiação com 9 alunos. Ele relata que o momento de premiação, além de significar muito para os participantes, motiva outros alunos a participarem das próximas edições. A escola participa da olimpíada desde a 3° edição e realiza trabalhos de educação financeira em seu ambiente.

Vinda da caravana de Upanema, a estudante Débora Carvalho vê relevância na olimpíada para auxiliar no crescimento individual e em sociedade. “Eu acho a OBEF muito importante, com esse conhecimento de educação financeira principalmente no mundo em que vivemos hoje, com tanto consumismo e globalização”, diz.

Valter Rilson, da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, já participou de outras edições da prova, tendo conquistado medalhas regionais e nacionais. Neste ano, o estudante conquistou medalha de prata da olimpíada estadual, mas não chegou à premiação nacional. Porém, ele afirma que não se deixará desanimar e vai se dedicar aos estudos, para renovar as duas medalhas no próximo ano.

Alunos premiados receberam medalhas no auditório Amâncio Ramalho. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

A Ufersa na OBEF

Em sua 5° edição, a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é trabalhada como projeto de extensão na Ufersa. Tanto nos momentos de provas quanto na premiação, alunos e famílias têm a oportunidade de se aproximar do ambiente universitário, trazendo possibilidades aos seus futuros.

“Conseguimos fazer um vínculo, trazendo estudantes do ensino fundamental e ensino médio para a universidade”, explica o professor Yuri Azevedo, coordenador da OBEF na Ufersa. Durante a abertura do evento, o docente expôs que o Rio Grande do Norte se classificou como o 6° estado com mais inscritos na OBEF, sendo uma grande porção desse número de Mossoró e região.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Liz Carolina, também demonstrou felicidade com os números atingidos pelo projeto da Ufersa em um contexto nacional, que colaboram para a visibilidade do estado.