
Equipe da Ufersa que participou do evento. Da esquerda para a direita: Felipe Ribeiro, Monica Rodrigues, Subênia Medeiros, Késia Castro e Francisco Souto. Foto: arquivo pessoal/cedida.
Professores, estudantes, cientistas e gestores participaram nos dias 12 e 13 de dezembro do Encontro Nacional de Popularização da Ciência Ennio Candotti, que foi realizado em Brasília (DF). Entre os mais de 300 participantes, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) foi representada por integrantes das ações Ciência no Parque, Ciência para Todos e Grupo Baobá de Teatro.
“Este encontro é muito importante para que os fazedores de popularização da ciência possam subsidiar os fazedores da política a ter um olhar, a aperfeiçoar as estratégias da área e a atingir maior diversidade de público das ações”, comentou o professor Felipe Ribeiro, integrante do programa Ciência para Todos, que está em funcionamento desde 2010.
Também participaram do evento os professores Francisco Souto, Késia Castro, Monica Rodrigues de Oliveira, Subênia Medeiros.
A programação debateu o Pop Ciência – Programa Nacional de Popularização da Ciência, que foi lançado no mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo, de acordo com a divulgação feita pelo ministério, é “desenvolver a cultura científica no país e estimular a utilização da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para inclusão e redução das desigualdades”.
“O Pop Ciência amplia o leque de ações estratégias para além das feiras, olimpíadas e museus e com certeza a Ufersa continuará com papel protagonista na área, fortalecendo as ações existentes e ampliando, como é o caso da criação de uma olimpíada científica, da olimpíada de astronomia da Ufersa e do Rover da Caatinga, a partir de 2024”, acrescenta Felipe Ribeiro.