Estudantes conquistam prêmios no Congresso de Engenharia Florestal

Estudante, Eventos, Reconhecimento 11 de dezembro de 2023. Visualizações: 235. Última modificação: 11/12/2023 15:15:42

Comitiva formada por estudantes de Engenharia Florestal da Ufersa participa de Congresso em Natal e conquista premiações/Foto: Cedida

Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conquistaram premiações no VII Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor), que ocorreu nos dias 7 a 9 de dezembro, em Natal. Os discentes, junto a um grupo de estudantes, se uniram para viajar e apresentar seus trabalhos em um dos eventos regionais mais importantes da área.

A coordenadora geral do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef) explica o valor da experiência que motivou o esforço da equipe para participar do evento sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “O CONEFLOR é um evento de grande importância para nós, pois temos vários trabalhos feitos pelos discentes do curso, e sendo eles escritos por alunos de todos os períodos”, diz.

Leandro e Cássias comemoram os resultados obtidos/Foto: Cedida

Cassia Silva foi premiada em 2° lugar na categoria de Silvicultura, trabalhando com o estresse salino em jurema-branca. “Essa é uma temática muito importante para nós do Semi-Árido, pois sabemos que os solos e a água dessa região tem um alto nível salino e precisamos selecionar os melhores genótipos para resistir a essas condições”, conta a estudante sobre o seu trabalho.

Mesmo sabendo da relevância de sua pesquisa, Cassia revela que não esperava chegar tão longe. Após receber esse reconhecimento, a discente expressa, “Me senti muito feliz por levar esse prêmio pra casa, isso mostra o quão bem a Ufersa está preparando os futuros engenheiros florestais”.

Na área de Manejo Florestal, Leandro Nicholas foi quem ocupou o 2º lugar, com o trabalho “Inventário Fitossociológico do Bioma Caatinga na cidade de Encanto/RN”. O estudante revela que esse foi o seu primeiro trabalho escrito para congressos e que, logo no início, enfrentou dificuldades por causa do tempo de entrega. Ele destaca a interação com pesquisadores de outras instituições como um dos pontos altos do evento para a sua formação.

“Ver o título do meu trabalho na projeção com meu nome como ganhador do 2º lugar foi muito emocionante, ver a galera da minha universidade compartilhando junto comigo, ali, feliz com a conquista, foi muito gratificante”, conta Leandro.