Durante esta semana, de 5 a 8 de dezembro, o XXIX Seminário de Iniciação Científica – SEMIC da UFERSA compartilha com a comunidade acadêmica diversas experiências exitosas voltadas à formação de jovens pesquisadores e à divulgação científica. Na programação, tem chamado atenção a exposição “Escrita Criativa”, disponível para visitação no saguão de entrada da Biblioteca Orlando Teixeira – BOT, Campus Mossoró.
A mostra expõe 23 textos produzidos por alunos dos cursos de Engenharia Civil e da Engenharia Agrícola e Ambiental, sobretudo poesia e cordel, a partir de uma prática inovadora e criativa levada para a sala de aula pela professora Maria Aridenise Macena Fontenelle, do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais – DCAM. Ela fomenta nos alunos a produção literária, reunindo conteúdo teórico e expertise técnica.
A ideia surgiu quando, certa vez, uma de suas turmas comemorava o aniversário de uma colega e a estudante, para agradecer pela celebração, recitou uma poesia de cordel. Contagiados pelo momento, surgiu a ideia de inserir o gênero literário nas práticas da disciplina. A aluna ensinou à turma seu conhecimento com a poesia e, desse trabalho colaborativo, resultou-se um cordel sobre avaliação dos canteiros de obra que estavam sendo estudados.
O texto foi produzido depois que o assunto teórico foi discutido em sala e os estudantes realizaram avaliações técnicas nos espaços observados para a atividade. A prática foi se repetindo nos semestres subsequentes e o volume de textos foi crescendo, primeiro, em disciplinas do curso de Engenharia Civil e, depois, na graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental.
A iniciativa da professora Aridenise surge da sua formação em Pedagogia Waldorf, uma proposta que se vale da arte no processo de ensino-aprendizagem, em consonância com a educação biocêntrica, cujos pilares se estruturam nos círculos de cultura do educador Paulo Freire, na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Biodança de Rolando Toro.
Com quase 80 textos produzidos ao longo dessa trajetória, os resultados são motivadores. “Eu sempre recebo dos alunos como retorno a avaliações de que a Escrita Criativa deixa o processo do ensino-aprendizagem mais leve, além do que também percebo eles com mais estímulo na sensibilidade”, analisa a professora Aridenise. Desde 2013, a experiência das produções técnico-artísticas é compartilhada no Congresso Brasileiro de Engenharias.
- Serviço:
Exposição Escrita Criativa
Biblioteca Orlando Teixeira, Lado Leste, Campus Mossoró
De 5 a 8 de dezembro/2023.
Horário de funcionamento da Biblioteca.
AQUI Página da SEMIC 2023.