
Um dos momentos mais marcantes aconteceu quando o professor Moacir Franco de Oliveira recebeu do I Simpósio Potiguar em Ciência Animal Menção Honrosa do Prêmio Capes/Foto: Monalisa Teixeira
Pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) se reúnem para debater o cenário de pesquisa e apresentar trabalhos durante a abertura do I Simpósio Potiguar de Ciências Animais, na manhã desta quinta-feira, 07. O evento foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), visando a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por seus estudantes.

Simpósio reuniu pesquisadores do Programa em Ciência Animal/Foto: Monalisa Teixeira
A abertura contou com a participação da reitora da Ufersa, professora Ludmilla Oliveira. Ela classifica o simpósio como uma “amostra do que nós temos na nossa pesquisa na área de ciência animal e também um espaço para representar o reconhecimento dado aos pesquisadores”.
O coordenador do PPGCA, o professor Marlon Feijó, explica que os principais objetivos do evento foram agregar a interação entre docentes e discentes, e avaliar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no programa. Rinaldo Aparecido Mota, que é o coordenador da Área de Medicina Veterinária da CAPES, compareceu ao Simpósio para compartilhar a perspectiva da fundação sobre os programas de pós-graduação em Ciência Animal e para avaliar o andamento dos projetos.
Sobre a pós-graduação da Ufersa, o professor Rinaldo Mota avalia positivamente. “É um programa que tem uma boa inserção social, uma boa internacionalização, e isso é fruto dos projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos aqui”, diz. O pesquisador também veio à universidade para entregar uma Menção Honrosa do Prêmio Capes, dedicado anualmente a teses em nível nacional.

Professor Moacir realiza pesquisa com animais silvestres/Foto: Monalisa Teixeira
RECONHECIMENTO – Um dos momentos mais marcantes do evento ocorreu em sua abertura, onde o professor Moacir Franco de Oliveira subiu ao palco do I Simpósio Potiguar em Ciência Animal para receber sua menção honrosa do Prêmio Capes. A premiação foi conquistada através da pesquisa “Morfologia e achados anatomopatológicos do trato digestório de tartarugas marinhas”, tese de doutorado do aluno Radan Elvis, orientada pelo professor.
O pesquisador expressa sua satisfação com o reconhecimento que chega após anos pesquisando animais silvestres. Também é ressaltada a importância do prêmio para a Ufersa, dando visibilidade à sua excelência na área.