
A esperança que motiva os idealizadores do VAMU é de que alguns dos jovens optem pela Ufersa e venham estudar em seu laboratório/Foto: Monalisa Teixeira
O estudante Francisco Damião da Silva veio visitar os laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) já tendo em mente a certeza de que estudaria ali. O concluinte do Ensino Médio, que sonha em ingressar no curso de Engenharia Química, visitou o campus junto com uma turma de alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado como parte do projeto Visita ao Mundo Universitário (VAMU).
No primeiro momento da programação, uma palestra ministrada por representantes das Pró-reitorias de Extensão e Cultura, Graduação e Assuntos Estudantis que apresentou cursos e projetos da universidade, alguns olhos começaram a brilhar. O professor Michael Pratini, responsável pela matéria de Biologia, compartilhou os comentários que recebeu dos alunos. “Na palestra, eles já começaram a se empolgar e me falaram no corredor: Valha, tem mesmo bolsa de permanência?”, relata de bom humor.

Laboratório de Medicina/Foto: Monalisa Teixeira
O educador explica que a reação vem de uma preocupação dos estudantes sobre o futuro no ensino superior. “Às vezes, os alunos têm uma preocupação muito grande de vir estudar em uma universidade e não conseguirem se manter aqui”, diz. Michael considera como uma das principais importâncias da visita para esse grupo de jovens do 2° e 3° ano é conhecer suas possibilidades no ambiente acadêmico, para que não se sintam perdidos ou desamparados após a conclusão do ensino médio.
Após o momento introdutório, a jornada seguiu para os laboratórios de Biotecnologia, apresentados pelo técnico Marcelo Oliveira. Animado para mostrar o seu ambiente de trabalho para os estudantes, o profissional preparou um experimento com substâncias que mudavam de cor e não falhou em impressionar os visitantes. A esperança que motiva o cientista é de que alguns dos jovens optem pela Ufersa e venham estudar em seu laboratório.
Junto a Damião, a estudante do 2° ano Mikaele Moreira visitou a Ufersa com a expectativa de conhecer as salas de seu futuro curso, Medicina. A aluna já está caminhando em direção ao seu sonho de atuar na área da Saúde, cursando Técnico em Enfermagem há cerca de um ano. Após conhecer o Laboratório de Anatomia, no Prédio de Biomédicas I, ela estabeleceu como uma nova meta vir estudar no campus de Mossoró.
Com as aulas do semestre 2023.2 iniciando na próxima segunda-feira, 27, a universidade receberá diversos calouros que, no último ano, se assemelham aos alunos da Escola Estadual Jerônimo Rosado. A Visita ao Mundo Universitário será a primeira de muitas memórias que os futuros alunos construirão na Ufersa.