Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Solenidades de formatura da Ufersa Caraúbas compartilham lições para vida

Ensino 9 de novembro de 2023. Visualizações: 804. Última modificação: 10/11/2023 11:22:07

A solenidade de Colação de Grau da Ufersa Caraúbas contou com 112 novos profissionais aptos para ingressar no mercado de Trabaho/Foto: Eduardo Mendonça

As cerimônias de colação de grau da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Caraúbas, foram regidas por versos e estrofes de poesia. Escritos de Paulo Freire, Bráulio Bessa e textos autorais levaram mais sentimentos às palavras ditas no palco durante a tarde e a noite da quarta-feira, 08 de novembro, no Centro de Convivência do campus.

Os eventos marcaram a conclusão de um ciclo para estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras Inglês, Libras e Português na primeira solenidade; e logo após, para os cursos de Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica.

Acesse as fotos das solenidades.

Naara realizou o sonho de uma formatura presencial/Foto: Eduardo Mendonça

Devido ao isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, Naara Shiva não pôde ter sua primeira colação de grau presencialmente, no curso de C&T. Agora, como formanda de Engenharia Elétrica, aluna laureada da turma e oradora da segunda cerimônia, a nova engenheira pode experimentar as sensações de sua solenidade por completo. “Estar aqui nesta noite, realizando esse sonho da formatura é uma realização gigante, como não pude ter a primeira”, expressou Naara.

Com apenas 17 anos, a estudante saiu do município de Brejo dos Santos, na Paraíba, para realizar seu sonho de graduação no nível superior na Ufersa. Naara revela que enfrentou muitos desafios durante o seu primeiro curso, e ao não ter acesso a uma solenidade de formatura, sentiu como se faltasse uma parte para concluir o seu ciclo. Agora, após se forma em Engenharia Elétrica, ela contou com a presença de seus pais, vindos diretamente de sua cidade natal, para celebrar sua grande noite. Como filha de cordelista e amante da poesia, Naara expressou os últimos pensamentos em seu discurso de oradora no formado de décima, estrofes com dez versos.

 

“Seja qual caminho escolher

Eu espero que encontre sucesso

Que obtenha em cada ciclo o progresso

E que bons frutos possa sempre colher

Que não se esqueça quem é você

E o quão grande é o teu potencial

Que se torne um profissional

Não apenas técnico, mas humano também

Desejo que teus sonhos te levem além

A uma jornada brilhante e sem igual”

 

Reitora Ludimilla e diretora do Campus homenageiam paraninfa, Dalvanira/Foto: Eduardo Mendonça

A educação como transformadora de histórias

Adicionando melodia ao evento, o coral do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Ufersa Caraúbas se apresentou trazendo clássicos da MPB. Em um discurso descontraído, a paraninfa geral das turmas Dalvanira Rodrigues, que é bibliotecária e vice-diretora do campus, manteve o clima acolhedor da cerimônia. A profissional contou um pouco de sua história, para mostrar o efeito da educação em sua vida e na dos muitos formandos presentes. Os pais da paraninfa não concluíram o ensino fundamental, devido a necessidade de trabalhar e sustentar a família, mas decidiram proporcionar mais oportunidades para os seus filhos, incentivaram os estudos de seus 10 filhos desde a infância.

Dalvanira atribui suas conquistas à educação, e classifica como seu maior sucesso a participação na caminhada acadêmica de muitos alunos. “Quando me perguntam o que é sucesso profissional eu sempre respondo: saber que pude contribuir com a formação de cada profissional que sai do Campus Caraúbas, para ajudar a transformar suas vidas e a sociedade em que vivemos”, diz em seu discurso.

Oradora profere discurso em Libras/Foto: Eduardo Mendonça

LIÇÕES PARA VIDA – Na colação das turmas de licenciatura, a diretora do Campus de Caraúbas, Simone Rocha, proferiu o seu discurso com palavras sinceras sobre o fazer pedagógico. “Ser professor é lidar cotidianamente com o movimento da vida. Mesmo que os alunos sejam os mesmos durante um ano inteiro, uma aula nunca será igual todos os dias”, explica a diretora.

“Não existe lugar grande nem pequeno, existe apenas o lugar que você vai se encontrar, e encontrar a sua felicidade”, proferiu a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, em sua lição para os formandos, fundamentando a ideia com palavras do escritor russo Liev Tolstói. Um ponto comum entre os discursos da professora nas duas colações de grau de Caraúbas foi à humanidade, a manutenção de princípios e convivências que vão além da ciência.

Mesmo sendo um município do semiárido, com cerca de 20 mil habitantes, a reitora firma a perspectiva que Caraúbas pode ser um lugar enorme, a depender do coração e das vivências de cada morador.

A solenidade do dia 8 de novembro declarou como formados 112 estudantes da Ufersa, que somam aos muitos outros que, nesta semana, concluirão a graduação. Acompanhe a cobertura das colações de grau dos outros campi no Portal da Ufersa.