
Solenidades de Colação de Grau 2023.1 foram realizadas no campus de Pau dos Ferros da Ufersa no dia 7 de novembro. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.
Foi graças à chegada de uma universidade federal na cidade de Pau dos Ferros que dona Francisca Ferreira pôde acompanhar a colação de grau do segundo neto formado pela Ufersa. Na noite desta terça, dia 07, ela e outros 19 integrantes da família viram Mateus Ferreira de Andrade receber oficialmente o título de Engenheiro Civil. Há três anos, era a vez de Gabriel receber o diploma também pela Universidade Federal Rural do Semi-árido. “Eu estou muito feliz de ter vindo, gostei dessa celebração toda”, conta dona Francisca, que mora com a família no município de Souza, na Paraíba, distante cerca de 90 quilômetros de Pau dos Ferros.
Acesse as fotos da solenidade.
O reconhecimento da importância da educação pública de qualidade marcou as duas primeiras solenidades de Colação de Grau do semestre 2023.1, realizadas no auditório do campus de Pau dos Ferros. Ao todo, 81 formandos participaram das cerimônias que aconteceram em horários diferentes: às 17h para os concluintes de Bacharelado Integral e Noturno em Ciência e Tecnologia e para o curso Interdisciplinar em Tecnologia da Informação; e às 19h para os profissionais formados pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia de Software.
“Agora é o momento perfeito para refletirmos sobre tudo que alcançamos”, disse a oradora da primeira solenidade, Adriana Correia de Morais, lembrando do papel desempanhado por professores, familiares e amigos. “Que a graduação seja apenas o começo dessas histórias”, afirmou ela, que foi seguida pela formanda Dimona Laquis Alves de Andrade na homenagem aos pais. Agradecendo o esforço de todos os presentes para a concretização daquele sonho, ela lembrou dos pais, mães e outros familiares que não puderam participar fisicamente das solenidades. “Cada família aqui hoje tem sua própria narrativa e sua própria luta, seja como pedreiros, agricultores, donas de casa, comerciantes, enfermeiros…” enumerou a oradora. “A dedicação de vocês foi o combustível para o nosso sucesso”.

Juramento dos formandos em Pau dos Ferros. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.
Homenagem à pedagoga Hortência Gomes
A paraninfa homenageada pelas turmas do semestre 2023.1 no campus de Pau dos Ferros foi a pedagoga Hortência Pessoa Rêgo Gomes, que atua desde 2012 na Ufersa. Em seu discurso, ela disse que procura tratar cada aluno de acordo com a expectativa trazia pelos pais e familiares. “No início de cada semestre, eles vêm até o campus e nos entregam seus bens mais preciosos, esperando que nós saibamos como moldar a personalidade profissional que aqueles jovens vão ter”, contou Hortência. “Então eu procuro tratar cada um e cada uma como eu gostaria que os meus filhos fossem tratados, porque eu sei que estou lidando com o filho ou a filha amada de alguém”. O sentimento que utiliza para desempenhar suas funções, segundo ela, é inspirado no patrono da educação brasileira. “Paulo Freire diz que não se pode falar em educação sem amor”.
O diretor do campus de Pau dos Ferros, Reudismam Rolim de Sousa, elogiou a escolha dos alunos e destacou o papel desempenhado pela pedagoga Hortência Gomes. “Hortência não é apenas um patrimônio da Ufersa, mas da sociedade civil como um todo, por sua atuação em projetos que ultrapassam os nossos muros”, afirmou ele, destacando projetos em andamento com o objetivo de atrair estudantes de Ensino Médio e pessoas da comunidade externa para o campus e ainda na defesa de animais domésticos.
Ainda em seu discurso, o diretor recordou os momentos compartilhados com os formandos presentes, citando a convivência nos últimos anos e o quanto foi gratificante acompanhar a caminhada de todos. “Hoje eu lembro das nossas conversas nos corredores, nas salas de aula e no Restaurante Universitário e vejo como tudo foi contribuindo para esse momento de agora”, afirmou. Citando a realização de grandes eventos e as melhorias que vêm sendo realizadas na infraestrutura do campus, Reudismam Sousa destacou também os resultados acadêmicos que trouxeram, recentemente, a conquista da primeira patente do campus de Pau dos Ferros. “A Ufersa impacta a sociedade e é impactada por ela”, afirmou, ressaltando que os próximos meses trarão novas oportunidades de melhoria.

Momento final de uma das solenidades de Colação de Grau no campus de Pau dos Ferros. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.
Reconhecimento e integração entre os campi
Os esforços realizados por gestões passadas foi reconhecido pela reitora Ludimilla Oliveira nas solenidades realizadas no campus de Pau dos Ferros. “Por que nós podemos fazer internacionalização com tranquilidade hoje?”, questionou a reitora. “Porque lá atrás alguém se dedicou à abertura de cursos e à construção de prédios”, refletiu ela, destacando que a presença de alunos da Ufersa em outros países é resultado do esforço de muitos setores e profissionais. “Nós precisamos nos integrar ainda mais para sermos a universidade do semiárido brasileiro”, afirmou a reitora.
Ao apontar os avanços já conquistados pelo campus de Pau dos Ferros, Ludimilla Oliveira lembrou da importância do projeto Reitoria Itinerante. De acordo com ela, o contato permanente com os campi tem possibilitado a resolução de problemas de maneira mais rápida e eficiente, o que tem se traduzido em mais projetos, eventos e reconhecimento para os cursos.