Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudantes participam da última fase da Olimpíada de Educação Financeira

Extensão 30 de outubro de 2023. Visualizações: 569. Última modificação: 30/10/2023 13:46:07

Ao todo, 56 participantes vindos de Mossoró e cidades vizinhas, já conquistaram a medalha regional da competição, e agora buscam a premiação nacional/Foto: Ester Chagas

A manhã do sábado, 28, foi de provas para estudantes do nível Fundamental e Médio selecionados para a terceira e última fase da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), aplicada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para os residentes de Mossoró e região. Os 56 participantes vindos de Mossoró e cidades vizinhas já conquistaram a medalha regional da competição e agora buscam a premiação nacional.

Experiente na olimpíada, o estudante Valter Rilson, vindo da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, em Upanema, descreve as mudanças que percebeu na atual edição. “Eu vejo que, este ano, a OBEF está mais voltada para os conhecimentos teóricos em vez de apenas a matemática”, expressou.

Participam da Olimpíada estudantes de escolas públicas e privadas/Foto: Ester Chagas

“A gente sabe que a educação financeira vai muito além de apenas cálculos e fórmulas, pois isso qualquer programa ou calculadora faz”, diz o estudante, que aponta as vantagens de trabalhar com os conceitos teóricos, que podem ser aplicados em seu desenvolvimento financeiro. Valter conquistou as medalhas regional e nacional no último ano e almeja replicar o feito, tendo estudado a partir de provas anteriores e vídeos divulgados pela instituição responsável pelo exame, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Quem também se preparou muito para essa fase foi Maria Fernanda, de 10 anos. A estudante, que afirma ter altas expectativas para o seu resultado, revisou os conhecimentos com questões das provas passadas e com provas especiais, feitas pelo seu pai. Claudio Roberto fez questão de levar sua filha à sala, demonstrando apoio a todo momento. “Algumas coisas que ela está vendo agora, na 5º série, eu aprendi apenas depois de formado, e estou aprendendo muitas informações novas junto com ela na preparação”, afirma o pai de Maria Fernanda.

Ana Cecília viajou por três horas para realizar a prova, vindo da cidade de São Miguel. Mesmo após a longa viagem, a estudante do ensino fundamental estava segura sobre o seu conhecimento para a olimpíada, sendo esta a primeira vez que chegou até a última fase. Fã de matemática, Cecília escolhe o momento de receber as medalhas como sua parte preferida da OBEF, “porque a gente pode ver que é uma grande conquista”.

Enquanto a estudante demonstra sua tranquilidade, a família, que a acompanhou na viagem, fala sobre a emoção de participar da competição. “Ela chegar a essa fase foi muito emocionante para nós, porque como moramos no interior, tudo é mais difícil”, revela Ronicleide Peixoto, mãe de Ana Cecília.

Sábado de provas para os estudantes/Foto: Ester Chagas

“É impressionante o grau de comprometimento dos alunos e das escolas, que incentivam as participações, é toda uma rede de apoio”, diz o professor Yuri Azevedo, membro da coordenação da OBEF na Ufersa. Além das iniciativas executadas pelos colégios, a equipe da universidade atua em projetos de extensão visando motivar e auxiliar a participação das instituições.

O docente pontua que “o mais interessante é visualizarmos que em todos os níveis de educação, seja municipal, estadual ou particular, há escolas engajadas em prol desses conhecimentos da educação financeira, como uma melhor preparação dos estudantes para o futuro”.

Participaram da prova na Ufersa estudantes do Colégio Diocesano de Santa Luzia; da Escola Evangélica José Inácio da Costa; do Ceamo; da Escola Estadual Santa Terezinha; e do Centro Educacional De Aprendizagem Moderna, todos localizados em Mossoró. Também estiveram presentes na fase nacional alunos da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, de Umarizal; e do Centro Educacional Ocilia Correia, do município de São Miguel.