
A Meta do “Made For University” é traçar estratégias de internacionalização para a atuação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)/Foto: Cedida
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das instituições brasileiras que participam em Genebra, na Suíça, de encontro “Made For University”. A meta é traçar estratégias de atuação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tendo como alvo a internacionalização, com ações voltadas para a questão da educação ambiental, desenvolvimento econômico e trabalho.

Comitiva de reitores brasileiros em Genebra, na Suíça/Foto: Cedida
Para a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, a Universidade trabalha em sintonia com as diretrizes do Ministério da Educação ao compreender que a internacionalização da instituição vai mais além que a mera mobilidade acadêmica. “Temos que integrar, valorizar e dar visibilidade para educação dentro e fora do país”, afirmou, ao reforçar a importância do encontro de reitores em Genebra, acrescentando que todas as discussões estão sendo pautadas dentro dessa expectativa.
A professora adiantou que a exemplo de outras universidades brasileiras, a Ufersa irá integrar um programa que receberá refugiados de guerra. Outra novidade é a assinatura de convênios com a Universidade de Havana, em Cuba e, com a Universidade Técnica do Equador. “O caminho que a Ufersa segue está na mesma perspectiva governamental e global”, explicou a Ludimilla Oliveira.
Para a reitora a Ufersa se diferencia das demais instituições que ocupam apenas uma unidade da federação (Estado). “Somos a universidade do semiárido brasileiro, temos oportunidade e potencial para crescer para além do espaço que ocupamos, formando pessoas para o mundo”, afirmou. Ainda segundo a reitora, “a Ufersa abre portas em várias universidades internacionais para fomentar a internacionalização com a transferência de tecnologias, pesquisas, cidadania, cultura, enfim, na formação intelectual e profissional dos nossos estudantes”, concluiu.