Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Concluintes do ensino médio visitam os laboratórios da Ufersa

Extensão 27 de outubro de 2023. Visualizações: 433. Última modificação: 27/10/2023 15:55:24

Vindos de Aracati, Ceará, obtiveram essa experiência através do projeto Visita ao Mundo Universitário (VAMU) ao visita a Ufersa Mossoró/Foto: Monalisa

Na manhã da sexta-feira, 27 de outubro, o campus mossoroense da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebeu um grupo de estudantes concluintes da Escola Estadual de Ensino Médio Beni Carvalho para apresentar sua infraestrutura. Os alunos, vindos de Aracati, Ceará, obtiveram essa experiência através do projeto Visita ao Mundo Universitário (VAMU), promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

“O projeto busca acolher as escolas públicas no conhecimento do que a Ufersa tem de ações, extensão, pesquisa e ensino, e informar aos alunos sobre sua possibilidade de vir estudar na universidade”, explica a professora Liz Carolina, pró-reitora de Extensão e Cultura. Junto à professora, estava presente a pró-reitora de Graduação, Carolina Malala.

Estudantes conheceram os laboratórios/Foto: Monalisa

Membro da equipe organizadora da visita, o administrador Alexandre Miranda fala sobre um dos intuitos do projeto. “O programa propicia que alunos do ensino médio, principalmente do 3º ano, possam conhecer a Ufersa e seus cursos, para que, de repente, ao obter suas notas do Enem, os estudantes participem do processo seletivo Sisu e venham ser alunos da nossa universidade”, diz.

A Escola Estadual de Ensino Médio Beni Carvalho vem realizando visitas semestrais à Ufersa desde 2012, com a intenção de apresentar o ambiente universitário aos concluintes. O professor Ricardo Arruda explica que, por ser uma escola com um grande número de alunos, a turma participante da visita é selecionada por mérito de rendimento de notas.

Acompanhando os resultados da viagem, o professor afirma que anualmente, cerca de 10 estudantes da escola optam por ingressar na Ufersa. O educador fala sobre a animação dos alunos para participar do momento, um sentimento que pode ser visto ao avistar a turma no campus.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (LAEV), o  Laboratório do Microscópio Eletrônico de Transmissão (LABMET), o espaço do projeto Espaço ASA (Abelhas Semiárido) e a Biblioteca Orlando Teixeira. Além disso, os alunos assistiram uma apresentação sobre o projeto de extensão PEGAZULS Aerodesign.

A partir da viagem, a estudante Ana Clara começou a enxergar novas possibilidades de cursos para o seu futuro. Empolgada, a jovem expressa sua vontade de estudar na Ufersa, que aumentou ao conhecer sua estrutura. A primeira opção de curso que a estudante demonstra interesse é Direito, mas afirma que, ao vivenciar os experimentos nos laboratórios, ficou curiosa sobre outras áreas.

Os projetos de pesquisas também foram apresentados/Foto: Monalisa

Também pensando sobre suas possibilidades de curso, Cinthya Cândido revela seu interesse por Medicina Veterinária, uma das graduações ofertadas pela universidade. Um dos fatores decisivos para sua escolha é a acessibilidade da instituição, informa a aluna, que é surda e foi acompanhada durante a visita por Samuel, intérprete de Libras.

Já a estudante Hane Kataline tem certeza sobre o curso que planeja seguir, medicina. Ela afirma que se sente muito grata por ter a oportunidade de conhecer mais sobre o ambiente acadêmico, e visitar pessoalmente laboratórios de pesquisa.

A turma da Escola Estadual de Ensino Médio Beni Carvalho representa uma pequena parcela dos estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o território do Brasil. As portas da Ufersa estão abertas para receber alunos de todos os lugares, e auxiliá-los em sua busca pelo conhecimento. Mais informações sobre os projetos e iniciativas da universidade podem ser acompanhadas no portal da Ufersa, e em seu perfil do Instagram, @ufersa.