
A estudante Lívia Cabral Maia já representou o MTTS-Ufersa em eventos na Alemanha e nos Estados Unidos. Foto: arquivo pessoal/cedida.
Um grupo de 23 estudantes do campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) participa atualmente do MTTS, um projeto global dedicado ao estudo de teorias e técnicas de microondas, como são chamadas as radiações eletromagnéticas que possuem entre 1mm e 30cm de espessura. A Sociedade de Teoria e Téncnicas de Microondas – ou Microwave Theory and Techniques Society (MTTS), na denominação original em inglês – reúne uma série de iniciativas de pesquisa realizadas em diferentes países e coordenada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), uma organização profissional sem fins lucrativos que atualmente é a mais influente do mundo na área de Engenharia Elétrica.
Na Ufersa, as atividades tiveram início no semestre letivo 2021.1, sob orientação do professor Humberto Dionísio de Andrade, do Departamento de Engenharia e Tecnologia. Depois de criar um grupo de estudos sobre microondas, ele decidiu se filiar ao MTTS como membro profissional e iniciar o capítulo da Ufersa, como são chamadas as ramificações que funcionam nas universidades. Já a presidência estudantil do grupo é exercida pela aluna do curso de Ciência e Tecnologia Livia Cabral Maia. De acordo com ela, participar do MTTS possibilita aos estudantes um contato direto com pesquisas de qualidade desde a graduação. “Nós sempre recebemos convites para participar de conferências, simpósios, e também para participar de publicações da revista do IEEE, que tem conceito máximo da Capes aqui no Brasil”, enumera.

Equipe do MTTS-Ufersa reunida no campus de Mossoró. Foto: arquivo pessoal/cedida.
Contato com pesquisadores de todo o mundo
Mesmo com o início recente das atividades do MTTS na Ufersa, a presidente do grupo (ou capítulo, que é o termo utilizado por eles) já participou de dois eventos internacionais na área de Microondas. Em junho de 2022, ela participou do Simpósio Internacional de Microondas, realizado na cidade de Denver, nos Estados Unidos. Já em setembro deste ano, Livia Cabral Maia esteve na cidade de Berlim, na Alemanha, onde participou da Conferência Europeia de Micro-ondas. “Além de poder falar sobre o trabalho que fazemos na Ufersa, nas duas oportunidades eu pude entrar em contato com professores e pesquisadores de outras universidades que também se dedicam a essa área de pesquisa”, conta Lívia.
Na Ufersa, os estudantes que fazem parte do MTTS são vinculados a cursos de graduação e de pós-graduação na universidade, com interesses diversos no campo da Engenharia. “É um erro pensar que só pessoas da Engenharia Elética podem participar”, relata Ananda Rodrigues, do curso de Ciência e Tecnologia. “Eu, por exemplo, tenho muito mais interesse na Engenharia Química”.
A estudante acrescenta ainda que a possibilidade de entrar em contato com pesquisas avançadas na área de Engenharia ainda durante a graduação foi um grande motivados para fazer parte do grupo. “O que me motivou a participar foi o contato com vários projetos em andamento”, diz Ananda Rodrigues. “No MTTS eu conheci muita gente e muitas linhas de pesquisa, o que acabou me mostrando novas possibilidades de trabalhos futuros, por exemplo, e também temos muitas oportunidades de atuação acadêmica”.
Apoio da Ufersa
A participação da estudante Livia Cabral Maia em eventos internacionais promovidos pelo IEEE contou com o suporte financeiro da Ufersa, por meio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e de Pesquisa e Extensão (Proec), além do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN). Juntos, estes setores forneceram ajuda de custo suficiente para a estudante arcar com despesas de hospedagem e alimentação, já que as passagens áreas foram custeadas pelo MTTS.