Projetos da 13° Feira de Ciências do Semiárido Potiguar avançam para fases nacional e internacional

Eventos, Extensão 24 de outubro de 2023. Visualizações: 436. Última modificação: 24/10/2023 16:53:40

Cerimônia de premiação foi realizada no dia 20 de outubro, no Expocenter da Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

Após dois dias de exposição de trabalhos, a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (FCSP), promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), premiou mais de 100 projetos apresentados por estudantes do ensino fundamental e médio. A feira, que chegou à sua 13° edição em 2023, apresenta anualmente avanços em seus números de projetos e escolas participantes.

Os projetos vencedores conquistaram credenciais para eventos científicos como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), em março de 2024; e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), sediada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, nos dias 23 a 27 de outubro deste ano.

Além das feiras nacionais, algumas pesquisas ganharam credenciais para exposições fora do Brasil. O trabalho “Aparato com sensores para alertar motoristas sonolentos nas estradas”, desenvolvido pela estudante Talita Grazyele Quinto Macedo, da Escola Estadual Aristófanes Fernandes, foi aprovado para a 44th Eskom Expo for Young Scientists International Science Fair, que será realizada em Johannesburg, na África do Sul.

Dois grupos de estudantes viajarão para apresentar seus projetos no Equador, na Feria Latinoamericana de Emprendimientos Productivos, Ciencia y Tecnología. São estes o trabalho “Você sabe trabalhar com seu dinheiro?”, dos alunos José Olímpio de Souza Barreto, Jerônimo Guilherme de Almeida Rosado, Davi Fernandes Melom, do Colégio Diocesano Santa Luzia; e “P.A.R= Pontos de Ação Recicláveis”, desenvolvido por Ana Clara Guedes de Oliveira e Gabriel da Silva Lima, da Escola Estadual 7 de Novembro.

A lista completa de trabalhos classificados para outras feiras pode ser consultada aqui.

Professor Nota 10

Além da entrega de premiação para os melhores trabalhos apresentados, a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar também reconhece o papel de professores que estimulam a prática científica dentro e fora da sala de aula. Em 2023, 10 professores do Rio Grande do Norte receberam o Prêmio Professor Nota 10 por sua atuação junto aos estudantes.

Contribuições para a troca de conhecimentos

A bióloga Cristiane Moura, uma das coordenadoras da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, finalizou a 13° edição agradecendo a participação dos profissionais de educação ao longo da história do projeto. “Esse crescimento contínuo da FCSP é possível graças ao engajamento ativo de professores, diretores e profissionais técnicos, que desempenham um papel crucial em todo o processo. Eles veem na implementação da feira de ciências uma maneira de introduzir os alunos da educação básica à metodologia científica”, afirmou.

“Expressamos nossa gratidão às instituições que acreditam na importância de inovar na educação básica através da popularização da ciência”, adicionou ela. “Órgãos como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Educação e o CNPQ prestaram apoio a realização em mais de uma de suas edições. O governo estadual e as prefeituras das cidades participantes também recebem crédito por seu incentivo à iniciativa”.

Cristiane Moura se dirigiu também, em nome do Programa Ciência para Todos, aos estudantes que participaram dos dois dias de programação. “Esperamos que vocês tenham gostado da FCSP e feito novos amigos, pois mais do que tudo, esse é um espaço de interação e aprendizado”, encerrou a servidora.