No dia 20 de outubro de 2023 aconteceu à entrega da premiação referente ao 2º Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária, e o Projeto de Extensão da Ufersa “O campesinato pelas lentes do cinema” foi selecionado em primeiro lugar. O prêmio foi concorrido por mais 13 projetos desenvolvidos em diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão espalhadas pelo país, tais como UnB, UNICAMP, UFMG, UFPE. “Vale salientar que a ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) é uma das mais importantes associações da área das ciências sociais em nível nacional e internacional”, comemora o professor Ozaias Batista.
O Projeto de Extensão “O campesinato pelas lentes do cinema” é coordenado de forma colegiada pela equipe Ozaias Antonio Batista (UFERSA); Melquisedeque de Oliveira Fernandes (UFERSA); Kelci Anne Pereira (UFPI); Paulo Márcio Rodrigues Pereira (Associação Sociocultural da Picada); Paulo Jorge Rodrigues Pereira (Associação Sociocultural da Picada); João Maria Tavares da Costa (Associação Sociocultural da Picada); Joelton Feliciano Pereira (UFERSA); Gerlayne Luana Araujo Nunes (UFERSA); Maura Vitória Carvalho Freitas (Plataforma de comunicação popular “Ocorre Diário”).
O objetivo do Projeto é socializar os meios de produção audiovisual popular com os/as moradores/as da comunidade quilombola Picadas, localizada na zona rural de Ipanguaçu/RN – a fim dos mesmos contarem parte da sua história no documentário “Nossa Cultura, Nosso Ritmo” (disponível no Youtube). Para maiores informações sobre a premiação consulte a página:
https://anpocs.org.br/2023/10/20/2o-premio-anpocs-de-extensao-universitaria-2023/