
O Encontro Nacional de Engenharia de Produção aconteceu em Fortaleza com a participação de estudantes e professores da UFERSA/Foto: Cedida
Uma comitiva formada por 13 pessoas (discentes e docentes) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 5 do Campus Angicos e 8 do Campus Mossoró, participaram em Fortaleza, do 43ª do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), realizado nos dias nos dias 18, 19 e 20. A caravana foi organizada pela professora da UFERSA, Ana Cláudia Negreiros, do Centro de Engenharias, que considerou importante a participação, principalmente, pela quantidade de trabalhos apresentados.

Comitiva da UFERSA no 43º ENEGEP/Foto: Cedida
O ENEGEP é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia de Produção voltada para a comunidade acadêmica (pesquisadores, professores, estudantes), empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção, sendo um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área, além de promover a integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

Professores incentivam participação dos estudantes/Foto: Cedida
Para o estudante Maurício Lima, de Engenharia de Produção da UFERSA Mossoró, participar do ENEGEP foi uma experiência “incrível”. “O evento superou suas expectativas pela oportunidade de presenciar ótimas palestras e apresentar seu trabalho em uma seção temática, tendo como retorno vários elogios e esclarecimentos de dúvidas acerca da minha pesquisa”, afirmou. O estudante relatou ainda que o evento pôde enriquecer a todos com as discussões sobre tecnologias que visam a preservação do meio ambiente e sobre o futuro da Engenharia de Produção frente à ascensão da Inteligência Artificial.

Alex Lucas é destaque no ENEGEP/Foto: Cedida
Já o estudante Vyctor Rodrigues, da UFERSA, Angicos, a participação dele permitiu interagir com profissionais, outros professores e alunos da Engenharia de Produção de todo o país. “Possibilitou a formação de networking. Além de ter sido muito importante a possibilidade de apresentar o meu trabalho para um público diverso”, considerou.
Nessa edição de 2023 do ENEGEP, que trouxe o tema “A contribuição da engenharia de produção para o desenvolvimento sustentável das organizações: cadeias circulares, sustentabilidade e tecnologias”, o estudante da UFERSA, Alex Lucas, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e futuro ingressante no curso de Engenharia de Produção, foi um dos destaques tendo o seu trabalho premiado, sendo recompensado com uma Alexa.