Seminário de Iniciação Científica da Ufersa discute equidade de gênero na Ciência

Estudante, Eventos, Pesquisa 11 de outubro de 2023. Visualizações: 1103. Última modificação: 14/10/2023 18:56:52

O Seminário de Iniciação Científica – SEMIC da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é o principal evento institucional de caráter científico, cujo propósito consiste em criar um ambiente de interlocução entre discentes e docentes, propiciando a divulgação das pesquisas da instituição. O evento abrange discussões das mais diversas áreas do conhecimento e oportuniza a apresentação de trabalhos científicos na modalidade resumos, apresentações orais e em vídeos. O 29º SEMIC será realizado de 05 a 08 de dezembro de 2023 de forma presencial.

A edição do XXIX SEMIC traz como tema “A EQUIDADE DE GÊNERO NA CIÊNCIA”. O evento abordará um tema que vem sendo cada vez mais reconhecido como central no contexto da atividade científica. O número de iniciativas, ações, pesquisas e publicações têm crescido de forma significativa nos últimos anos com o tema supracitado. Em razão disso, a equidade de gênero precisa ser discutida uma vez que a efetiva participação feminina promove e permite o real desenvolvimento de um país.

Em sintonia com o tema central do XXIX SEMIC, será lançado o Programa Institucional Mulheres na Ciência (PIMC). O PIMC será um programa de fomento a projetos de pesquisa e inovação executados por mulheres como coordenadoras. No âmbito do PIMC, a primeira ação será o Programa de Iniciação Científica Feminino (PICF) para o período 2024-2025. No referido programa, serão selecionadas orientadoras e bolsistas mulheres para execução de planos de trabalhos vinculados à iniciação científica.

AQUI – Página do evento e também efetuar a inscrição.

Para maiores informações, enviar mensagem para o e-mail cic@ufersa.edu.br .