Livro apresenta Aves do Parque Nacional da Furna Feia

Arte e Cultura, Eventos, Extensão, Pesquisa, Responsabilidade Social 5 de outubro de 2023. Visualizações: 317. Última modificação: 05/10/2023 14:17:14

Livro apresenta para os leitores as formas, cores e texturas das aves encontradas no Parque Nacional da Furna Feia/Foto: Eduardo Mendonça

Em consonância ao Dia da Ave, comemorado hoje, 05, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), articula uma programação especial para celebrar a data. O evento teve início com o lançamento do livro “Aves do Parque Nacional da Furna Feia”, no Auditório do Centro de Engenharias do campus Leste de Mossoró, escrito por Diana Gonçalves Lunardi, docente da Ufersa e doutora em Psicobiologia; Rafael Dantas Lima, biólogo e discente de mestrado da Universidade de São Paulo (USP); e Vitor de Oliveira Lunardi, docente da Ufersa e doutor em Ecologia.

Professor Vitor Lunardi, um dos autores do livro/Foto: Eduardo Mendonça

O processo de elaboração e construção da obra teve início há mais de 10 anos e foi durante o período da pandemia que os primeiros passos para o lançamento foram tomando forma. Com o objetivo de aproximar ciência e a biodiversidade da nossa região para a comunidade, o ensaio reafirma a beleza e importância da natureza, com informações da biologia e ecologia. Demonstrando as formas, cores e texturas das aves encontradas no Parque Nacional da Furna Feia, unidade de conservação federal de proteção integral da natureza, localizada em Baraúna/RN.

Resultado do sonho de muitos e possibilitado pela colaboração de diferentes pesquisadores, profissionais e autoridades da área, a obra destaca e mostra a riqueza da fauna e flora do parque. “O livro é tido como uma lacuna aberta, não tínhamos essas informações disponíveis. E nós queremos que as pessoas conheçam a biodiversidade presente aqui, se encantem com ela e possam se conscientizar em relação a conservação. Estabelecendo essa relação de conservação e mostrando sua importância para as crianças e adultos é que as pessoas começam a se envolver na questão da conservação” detalha  o professor, Vitor de Oliveira, um dos aurores da publicação.

Para Jocy Brandão, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, um dos centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes,  difundir conhecimento é um papel de extrema relevância social, e um livro é um elemento essencial para isso. Assim. “A obra coroa todas essas narrativas de ampliar e difundir o conhecimento, principalmente voltado para um público mais infantil, pois é assim que construímos uma sociedade”, pontuou.

Mário Gaudêncio, editor do livro, fala da importância da publicação/Foto: Eduardo Mendonça

Reconhecendo os esforços e dando oportunidade para que a comunidade externa tenha um maior contato com essas temáticas muitas vezes esquecidas, o livro será distribuído para bibliotecas, escolas públicas e universidades, ratificando a relevância de se debater e levar o conhecimento para as futuras gerações.

Exemplares serão distribuídos nas escolas/Foto: Eduardo Mendonça

Com diversas problemáticas ambientais, ter um ensaio que visualiza a conservação e preservação das mais diversas espécies da fauna e flora, em especial as do Parque Nacional da Furna Feia, torna-se algo memorável. “Cada vez mais o meio ambiente vem sendo esquecido e não sendo prioridade, então, esses eventos servem para demonstrar para a sociedade a importância do meio ambiente” pontua Iago Lucas, estudante.

A manhã de hoje ainda foi marcada com um café da manhã servido no local, apresentações musicais e momentos de interação com os presentes, com estações lúdicas voltadas para as crianças da quarta série do ensino fundamental vindas de escolas públicas de Mossoró e Baraúnas.

A programação segue até amanhã, 06, com uma visita técnica a uma das cavernas do Parque Nacional da Furna Feia e terá a participação da coordenação geral do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).