
O artigo tem como título “Identificação de variáveis mais relevantes para discriminar acidentes fatais e não fatais”, em tradução livre. Foto: canva.com
Dados sobre acidentes de trânsito em áreas urbanas e rurais do Brasil e da Grã-Bretanha são analisados em artigo publicado recentemente pela professora e pesquisadora Miriam Karla Rocha, vice-coordenadora do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) em Mossoró.
A pesquisa tem como título Identifying the most informative variables to discriminate between fatal and non-fatal road accidents (Identificação de variáveis mais relevantes para discriminar acidentes fatais e não fatais), e faz parte de sua tese do doutorado em Engenharia de Produção.
O artigo foi publicado no volume 14 do Case Studies on Transport Policy, produzido pela World Conference on Transport Research Society, uma organização internacional dedicada à pesquisa em transporte. No Brasil, a publicação conta com Qualis A2 na tabela Capes. Além de Miriam Rocha, assinam a publicação os pesquisadores Michel José Anzanello e Helena Cybis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Gabrielli Harumi Yamashita, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Felipe Caleffi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A pesquisa analisou dados sobre acidentes de trânsito em áreas urbanas e rurais do Brasil e da Grã-Bretanha em 2018. Foto: cedida/divulgação.
Na pesquisa, dados de 2018 sobre acidentes de trânsito em áreas urbanas e rurais no Brasil e na Grã-Bretanha foram analisados, com o objetivo de construir uma estrutura para identificar as variáveis mais informativas para discriminar os acidentes rodoviários em fatais e não fatais. A pesquisa estudou informações como o clima, as características da estrada e fatores ligados ao comportamento humano (como desatenção dos motoristas ou pedestres), assim organizando os dados que apresentavam maior relevância para classificar a fatalidade do acidente.
A pesquisa da professora Miriam Rocha e outros trabalhos publicados no periódico podem ser acessados na página ScienceDirect.