Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Secitec X abre com ampla programação em Angicos

Ensino, Pesquisa 26 de setembro de 2023. Visualizações: 319. Última modificação: 26/09/2023 09:12:44

 

Durante a abertura nesta segunda-feira, 25, professoras apresentam uma retrospectiva dos 10 anos da Secitec do Campus Angicos/Foto: Eduardo Mendonça

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido completa uma década mostrando o potencial do Sertão Central do Rio Grande do Norte quando o assunto é produção científica. “Um momento impar para socializar as práticas desenvolvidas no decorrer do ano no Campus Angicos”, disse a diretora, professora Jacimara Villar. Na edição 2023 da Secitec estão envolvidos na organização 30 docentes, 60 discentes, todos os servidores técnico-administrativos, bem como os servidores terceirizados. A X edição tem como coordenador o professor Lucas Ambrósio.

Apresentação cultural com o professor Marcílio Viana/Foto: Eduardo Mendonça

Durante a abertura, com apresentação do professor Marcílio Viana no violino, a professora Jacimara adiantou que durante a programação da Secitec ocorrerá o lançamento das festividades comemorativas que vão marcar os 15 anos da UFERSA Angicos, em março do próximo ano. Além da apresentação de palestras, minicursos e oficinas haverá um momento para apreciação das estrelas com o uso de telescópios. Outras atrações são montagem de avião, foguetes, pontes de macarrão e lançamentos de livros. “Uma programação bem diversificada para agradar toda a comunidade interna e externa”, frisou a diretora Jacimara.

A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, foi representada pelo vice-reitor, professor Roberto Vieira Pordeus, primeiro diretor do Campus Caraúbas, foi o palestrante convidado para abrir a X Sicitec. “É uma satisfação abrir esse evento que cresceu juntamente com o campus, enfrentando e superando todas as dificuldades, mas que hoje representa perspectivas e melhorias de vida para milhares de jovens da região”, pontuou o professor Pordeus. Desde a inauguração, a UFERSA Angicos já formou 1.688 profissionais.

Vice-reitor, professor Pordeus, representou a reitora, Ludimilla/Foto: Eduardo Mendonça

Ainda segundo o professor, o Campus Angicos começou a funcionar em 2009 com 100 estudantes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, em duas turmas (vespertino e noturno) e apenas 11 professores. O professor lembrou ainda que para a construção do campus foram investidos inicialmente recursos na ordem R$ 14 milhões. A inauguração aconteceu em 2012.

A história do campus também foi abordada pelas palestrantes da noite, as professoras da casa: Patrícia Mendonça Pimentel e Elisangela Lopes Galvão que apresentaram para os estudantes uma retrospectiva dos 10 anos da Secitec, que eles definiram como um evento estratégico para o desenvolvimento da ciência e tecnologia ao despertar nos jovens o interesse pela temática, além de servir para divulgar os cursos e a própria universidade para comunidade externa. Confira AQUI a programação da X Sicitec  que prossegue até a próxima quinta-feira, dia 28.

X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos
X Secitec Angicos