Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Publicação internacional aborda reprodução de mamíferos sulamericanos

Pesquisa, Publicações, Reconhecimento 26 de setembro de 2023. Visualizações: 824. Última modificação: 28/09/2023 10:15:52

Catetos, mamíferos artiodáctilos, em imagem feita no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS) da Ufersa. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Escrito por especialistas em reprodução de animais silvestres da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa, o livro Assisted Reproduction in Wild Mammals of South America (ou “Reprodução Assistida em Mamíferos Silvestres da América do Sul”, em tradução livre) acaba de ser lançado pela editora estadunidense CRC Press, integrante do grupo Taylor and Francis. A publicação foi editada pelo pesquisador Alexandre Rodrigues Silva, que é docente dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e de pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).

“A obra traz uma compilação didática das principais técnicas de reprodução assistida em desenvolvimento para os grupos de artiodáctilos, carnívoros, primatas, roedores e xenartras pertencentes à fauna da América do Sul”, detalha o pesquisador, que foi convidado para ficar responsável pela edição do livro em 2019, devido à projeção internacional alcançada por seu trabalho na área de reprodução animal.

Ao longo dos últimos 18 anos, o trabalho do pesquisador resultou em um amplo reconhecimento em níveis nacional e internacional: atualmente, ele é Pesquisador de Produtividade do CNPq Nível 1B, em uma escala de cinco níveis usada para indicar a excelência da produtividade acadêmica brasileira. Além disso, Alexandre Rodrigues Silva também está listado na base de dados internacional Web of Science com Fator H 20, um dos principais medidores de impacto de pesquisas e pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo.

“Sem dúvidas, a produção deste livro é a realização de um sonho acadêmico”, celebra Alexandre Rodrigues. “Particularmente, sinto-me imensamente orgulhoso de ter atuado como o editor dessa obra que já faz história por ser o primeiro livro nessa temática sobre a reprodução da fauna sulamericana, que alberga a maior biodiversidade mundial. Agradeço demais a todos os colaboradores e orientados que acreditaram nesse trabalho”, complementa.

O livro é dividido em 20 capítulos e organizado em seções que contemplam os diferentes grupos de espécies animais. Quem tiver interesse pode acessar as informações de pré-venda da obra neste link.

O pesquisador Alexandre Rodrigues Silva se dedica ao estudo da reprodução animal há mais de 18 anos. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Capa do livro, que traz o trabalho de pesquisadores da América Latina, Estudos Unidos e Europa. Foto: divulgação.

Parcerias internacionais

A relevância obtida pelo pesquisador na área de reprodução animal resultou em parcerias que culminaram com a edição de uma publicação internacional com uma abordagem até então inédita sobre a reprodução de mamíferos na América do Sul. Nacionalmente, Alexandre Rodrigues acumula participações como palestrante na abertura de eventos como o Congresso Brasileiro de Reprodução Animal e a Reunião Anual da Associação Brasileira de Andrologia Animal.

A projeção internacional também foi construída ao longo de anos de dedicação e pesquisa. “Nossa visibilidade internacional nos levou a sermos palestrantes em eventos de diferentes países, como Estados Unidos, Suécia, Peru, Portugal, Ucrania, Uruguai, Argentina”, detalha o pesquisador. “Isso tem nos possibilitado uma forte interação com pesquisadores de diferentes nações e uma forte parceria com o Smithsonian Conservation Biology Institute, nos Estados Unidos”, adiciona ele.