Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA alerta estudantes com Campanha ‘Não Perca seu Vínculo’

Ensino, Estudante 15 de setembro de 2023. Visualizações: 2456. Última modificação: 26/09/2023 16:12:51

Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido que não realizaram nenhuma movimentação de matrícula até esse semestre de (2023.1) poderão perder o vínculo com a instituição. O prazo termina dia 28 de outubro, quando se encerrará o semestre letivo 2023.1. A informação é da Pró-Reitoria de Graduação. A pró-reitora professora Carolina Malala explica que em decorrência da pandemia da Covid-19, a instituição havia suspendido o procedimento que é uma normativa das instituições de ensino superior. “Não há mais prerrogativa para a suspensão deste procedimento, já que estamos com todas as atividades presenciais normalizadas”, afirmou a pró-reitora.

Diante da proximidade do prazo final, a Prograd e a Assessoria de Comunicação optaram por criar a campanha nas redes sociais da instituição ‘Não Perca seu Vínculo’, para sensibilizar os estudantes sobre a importância da renovação do cadastro para não perder a vaga conquistada na Universidade.

A Campanha que traz o tema ‘Se ligue, para não ser desligado’,  vai acontecer no período de 15 de setembro a 26 de outubro, com postagens nas redes sociais da instituição, todas as sextas e terças-feiras. “São TAGs que trazem frases e ilustrações que chamam a atenção dos estudantes para a importância da manutenção da vaga na instituição, bem como a possibilidade da perda do vínculo”, afirmou o jornalista Passos Júnior, do Setor de Comunicação.

Para regularizar a situação basta o estudante entrar no Sistema SIGAA e requerer à Divisão de Registro Acadêmico o trancamento da matrícula na instituição. O mesmo poderá ser concedido por um período máximo, consecutivo ou não, por três semestres. “A partir do dia 28 de outubro próximo, a não renovação do trancamento e a não inscrição em disciplinas no semestre, será caracterizado como abandono de curso, consequentemente, com o desligamento automático do estudante da instituição”, explica a pró-reitora Carolina Malala. O trancamento de matrícula institucional é realizado via SIGAA na opção ENSINO > TRACAMENTO DE SEMESTRE. Outras informações na Divisão de Registro Acadêmico: https://dra.ufersa.edu.br/duvidas-frequentes/