A Universidade Federal Rural do Semi-Árido marcou presença na Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O retorno à entidade que representa os dirigentes das instituições federais de ensino superior foi solicitado pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, após liberação do Conselho Universitário da UFERSA e foi acatado por por unanimidade pelo Conselho Gestor da Associação.
De acordo com o novo estatuto da ANDIFES, as instituições que desejam fazer parte da Associação precisam contar com aprovação prévia de seus Conselhos Universitários. Além da UFERSA, voltaram a integrar a ANDIFES as Universidades Federais do Vale do Jequitinhonha, do Ceará e de Itajubá.
Segundo informou a reitora, a UFERSA sempre manteve diálogo com o secretário executivo da ANDIFES, Gustavo Balbuino, pela importância que a Associação representa para as instituições.
A UFERSA retorna à ANDIFES tendo como um dos pleitos a defesa da eleição para escolha dos novos dirigentes das universidades, pondo um fim à listra tríplice. “Lista não é fila, nem consulta é eleição”, argumenta a professora Ludimilla Oliveira.