Cognição, Tecnologias e Instituições: programa de pós-graduação recebe visita de representante da Capes

Pesquisa, Pós-graduação 8 de setembro de 2023. Visualizações: 725. Última modificação: 11/09/2023 13:30:42

Professor e pesquisador Djalma Thurler (de preto, no centro da foto), com coletivo do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições. Ao lado dele, de verde, a coordenadora do programa, professora Karla Demoly. Foto: cedida.

Estudantes, professores e técnicos administrativos do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) participaram nos dias cinco e seis de setembro de reuniões com o professor e pesquisador Djalma Thurler. Ele é docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da Câmara II da área Interdisciplinar – Sociais e Humanidades – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Os encontros oportunizaram o aprofundamento das reflexões sobre a Metodologia de Avaliação da área para que o Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições dê seguimento às diferentes ações que estão em curso e que seguirão”, afirma a coordenadora do programa, Karla Demoly.

“As conversações e esclarecimentos foram muito importantes para que o PPGCTI siga melhorando o seu trabalho de formação e produção científica, com vistas à ampliação de suas atividades”, acrescenta a docente. “O propósito do coletivo do programa é o fortalecimento das suas ações, ampliação do conceito do curso e abertura do curso de doutorado, o que implicará em novas oportunidades de formação para nossa região”, complementa.

Ray Lima, cenopoeta e educador popular, durante formação com estudantes, docentes e técnicos administrativos do PPGCTI. Foto: cedida.

Programação
A primeira parte da visita do professor Djalma Thurler foi destinada a uma reunião com a coordenação do PPGCTI, ocorrida no dia cinco de setembro. No dia seguinte, o encontro contou com a participação do coletivo do programa para orientações e esclarecimentos sobre a Metodologia de Avaliação da Área na Capes. O objetivo foi identificar possibilidades para o fortalecimento de alguns indicadores.

“Neste encontro, recebemos Ray Lima, cenopoeta e educador popular para uma reflexão em ato sobre ArteCiência, sempre urgente e necessária, quando tratamos de um trabalho em Educação. Práticas de acolhimento e cuidado foram vivenciadas”, detalha a professora Karla Demoly.

Também no dia seis de setembro, Djalma Thurler, a coordenadora Karla Demoly e docentes do programa participaram de encontro para discussão sobre o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa. “Para este momento contamos com a participação do professor Idalmir de Souza Queiroz Júnior, pró-reitor adjunto, apresentando as ações desta pró-reitoria dedicadas à melhoria na infraestrutura e ao fortalecimento do trabalho dos programas”, diz Karla Demoly.