Estudantes da Ufersa se destacam em maratona de programação

Estudante 5 de setembro de 2023. Visualizações: 347. Última modificação: 06/09/2023 08:29:36

Estudantes comemoram vitória/Foto: Assecom

Pela primeira vez, o Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sediou a 1° fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. A equipe local de estudantes de Tecnologia da Computação saiu como a grande vencedora da competição. A etapa disputada presencialmente se caracteriza como fase classificatória para a Final Nacional. Ao total, 7 equipes se inscreveram no evento, sendo dois times do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), uma equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e 5 times da UFERSA.

Após o limite de 5 horas de competição, a equipe “Armada do Reudismam” foi nomeada como campeã. O grupo é formado pelos estudantes: Tiago Amaro Nunes, Andrey Sabino e Pedro Henrique Costa, que tiveram como treinador o professor Petrúcio Ricardo.

“A maratona de programação é uma atividade lúdica que motiva os discentes e docentes da instituição e a Ufersa está de parabéns por sediar um evento de grande visibilidade nacional. Estou muito orgulhoso do empenho e dedicação das nossas equipes, especialmente a Armada do Reudismam.  Vamos nos preparar ainda mais para o próximo ano”, afirmou o professor Petrúcio Ricardo, explicitando a relevância do evento para a universidade.

A Ufersa já havia sido campeã no ano anterior (2022), na primeira fase, na sede de Juazeiro do Norte – RN. Presente nas equipes vencedoras de ambas as edições, o estudante Pedro Henrique fala como foi sua experiência. “A Maratona SBC não se tratava apenas de resolver problemas de programação; era sobre superar nossos próprios limites e mostrar do que éramos capazes. A competição nos desafiou a pensar de forma criativa, a ser ágeis nas soluções e a nunca desistir, mesmo quando os obstáculos pareciam insuperáveis. Foi uma experiência intensa, mas incrivelmente gratificante”, explica o estudante.

Além de seu depoimento como participante, o discente do curso de Tecnologia da Computação destaca a importância da realização do evento no interior do Rio Grande do Norte. “Esta é a primeira vez que a maratona acontece no RN fora de Natal. Tivemos uma participação muito pequena de outras instituições. Nosso objetivo agora é trazer todos os campi da UFERSA para participar no ano que vem, além das demais instituições da região”, adiciona o estudante em sua fala.

A Maratona de Programação consiste em um evento da Sociedade Brasileira de Computação realizado desde 1996. Estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins se reúnem para aprimorar seus conhecimentos durante a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. No decorrer das edições da competição, é notada a valorização que as instituições de ensino e as grandes empresas da área têm direcionado aos alunos que participam do evento.