Equipe da Ufersa comemora resultados no II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar

Esporte, Extensão 5 de setembro de 2023. Visualizações: 340. Última modificação: 06/09/2023 14:44:45

Equipe Proaaqua durante a segunda etapa do II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. Foto: arquivo pessoal/cedida.

A equipe de natação Proaaqua-Ufersa conquistou o segundo lugar no II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar, realizado no dia dois de setembro na cidade de Assu (RN). Participaram do evento 209 nadadores de 13 equipes do Estado. A competição foi organizada pelo Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa (Proaaqua), coordenado pelo professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, em parceria com Programa Nadar Mais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que é coordenado pelo professor Adalberto Veronese. As provas contemplaram as categorias Mini Mirim ao Master e aconteceram na piscina do Educandário Nossa Senhoras das Vitórias, que foi a campeã da competição.

“Como já vem acontecendo de forma regular, a equipe Proaaqua vem obtendo excelentes resultados, fruto do comprometimento e esforço da coordenação do projeto junto à equipe de treino e aos atletas”, avalia Álvaro Macêdo, que é servidor da Ufersa e pai do atleta Luiz Henrique. “Como docente e pai, expresso meu agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado com as crianças e jovens que são membros da equipe”, acrescenta ele.

O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva destaca que a segunda etapa do campeonato registrou novos recordes em diferentes modalidades. Segundo ele, “isso demonstra que atualmente os nadadores do interior do estado apresentam elevado nível técnico, estando inclusive representando o estado em campeonatos brasileiros e sendo campeões dos Juverns nos anos de 2022 e 2023”.

A terceira e última etapa do II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar será realizada na piscina da UERN no dia 11 de novembro. Na ocasião serão conhecidas as melhores equipes do Campeonato, bem como os nadadores que mais pontuaram em suas categorias. Na Ufersa, as atividades de extensão contam com o apoio das Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e de Extensão e Cultura (Proec).

Comissão organizadora do II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Reconhecimento

O servidor da Ufersa Luís Morão Cabral Ferro, pai do atleta David Luís Holanda Ferro, conta que ficou feliz com a participação do seu filho, que representou a equipe Proaaqua pela primeira vez em uma competição e conquistou uma medalha de ouro e duas de prata. “Existe organização nas aulas e o instrutor é exigente com os alunos, mas sempre com muita correção e carinho por eles”, comenta. “Eles convivem entre si e o ambiente é muito saudável”.

Já a professora da rede estadual Vanessa da Silveira Filgueira Morais, mãe do atleta Heitor Filgueira, destaca que seu filho vem crescendo e se desenvolvendo na natação. “Vemos que o profissionalismo da equipe Proaaqua tem sido imprescindível para isso”, afirma. “A evolução de Heitor é algo que nos orgulha muito. Além disso, vemos sua interação com os amigos criando laços e vivendo momentos que ele levará para a vida toda, como o II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar realizado no último sábado em Assu”.

Mais informações

O Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa (Proaaqua) oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes no campus Leste de Mossoró. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o professor Gustavo Silva (gustavo@ufersa.edu.br).