
Projeto de extensão ofereceu inicialmente 40 vagas, mas recebeu 56 participantes no auditório da secretaria de Ação Social. Foto: arquivo pessoal/cedida.
Agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias e zoonoses e outros profissionais da área participam nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/08), no município de Felipe Guerra (RN), de uma capacitação em Zoonoses e Endemias Transmitidas por Vetores. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Universidade Promotora da Saúde no Semiárido: Atividades de Educação em Saúde”, coordenado pelo professor Alexandro Iris Leite, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).
O objetivo do evento é “oferecer informações sobre as principais enfermidades comuns entre o homem e os animais, as zoonoses, com destaque àquelas de maior relevância para a realidade local e o semiárido, objetivando o controle e a prevenção”, afirma o professor Alexandro. “O projeto envolve ações educativas em escolas públicas, comunidades vulneráveise capacitação dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias”, complementa.
As atividades tiveram início em 2018, contemplando as cidades de Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Grossos, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue e São Miguel. “Ainda esse ano teremos a oferta de capacitação em Baraúna e Serra do Mel”, acrescenta Alexandro Leite.

Da esquerda para a direita: Filho Medeiros, coordenador de Endemias; Alexandro Leite, docente da Ufersa; Fátima Silva, primeira-dama; e Suellen Simey, Subsecretaria de Saúde. Foto: arquivo pessoal/cedida.
Felipe Guerra
Em Felipe Guerra, o curso de Capacitação em Zoonoses e Endemias Transmitidas por Vetores foi oferecido em parceria com a prefeitura do município, a pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa (Proec) e a Residência Universitária de Medicina Veterinária. A formação acontece no auditório da secretária de Ação Social.
A programação contou com a presença do vice-prefeito de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal; da secretária municipal de saúde Jackeline Gurgel Camara; do coordenador de Endemias Filho Medeiros; da subsecretaria de Saúde Suellen Sime; e da primeira dama Fátima Silva.