
Professora Ludimilla Oliveira, reitora da UFERSA, estava discusando quando aconteceu a falta de energia elétrica, interrompendo o prosseguimento da solenidade/Foto: Eduardo Mendonça
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das 420 expositoras da 30ª Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, que acontece até essa sexta-feira, 25, na Estação das Artes, em Mossoró. A UFERSA, juntamente com o COEX e o SEBRAE, é uma das promotoras do evento, sendo responsável pela parte científica da Feira com uma vasta programação desenvolvida durante o dia, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Central da Universidade. A abertura da Expofruit de número 30, contou com várias homenagens a personalidades que contribuíram com o sucesso da Feira nas últimas três décadas. Com a Expofruit 2023, a organização espera uma movimentação de R$ 80 milhões e um público estimado em 30 mil pessoas.
No stand da UFERSA, os visitantes vão poder conhecer um pouco do trabalho de pesquisa, ensino e extensão da Universidade, além de poder tirar dúvidas sobre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição. Já na programação científica constam palestras, oficinas e minicursos voltados para a produção de frutas. Nesta quinta-feira, 24, a partir das 14h, vai acontecer uma visita ao Pomar da UFERSA, localizado no Campus Leste da Universidade.

Reitora ressalta importância da Expofruit/Foto: Eduardo Mendonça
Para a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, a Expofruit já se consolidou como uma vitrine internacional no que se refere à produção de frutas no semiárido, particularmente, a cidade de Mossoró que é a maior produtora de melão do país. A Universidade tem dado a sua contribuição com pesquisas, inclusive, no âmbito internacional, ao manter convites e parcerias com a China e o país de Israel. “Mais uma vez fomos contactados por universidades e empresários da China que tem demonstrado interesse em parceria com a nossa Universidade”, afirmou.
Outro ponto abordado pela professora foi à parceria da instituição com universidades israelenses. “Hoje, a UFERSA tem o diferencial sendo a universidade no país vocacionada para de tratar de ações relacionadas com o semiárido brasileiro, dispondo de tecnologias voltadas para a convivência com o clima quente da região”, pontuou.
Ludimilla Oliveira enfatizou ainda a assinatura de parcerias com a ARO-VOL e universidade e centros de pesquisa israelenses em diversas áreas das ciências agrárias. “Já estamos com a Universidade de Ben-Gurion um convênio internacional com a ida de um estudante nosso participando de um curso de férias e já temos mais dois selecionados para vivenciar a experiência em Israel, bem como pesquisadores da UFERSA também vão ser beneficiados com esse intercâmbio científico”.
Ainda segundo a reitora Ludimilla Oliveira participar da Expofruit representa uma satisfação grande por poder mostrar a importância da contribuição da Universidade para com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Aqui estamos trazendo resultados de trabalhos de pesquisa inovadores em diversas áreas do conhecimento e, em cada ponto dessa Feira, de forma direta ou indireta, com transferência de tecnologia, tem um pouco da ESAM/UFERSA nos seus 56 anos de existência,” concluiu.

Momento cultural da abertura da Expofruit/Foto: Eduardo Mendonça
ABERTURA – Infelizmente, por problema de falta de energia no palco, a solenidade de abertura teve a parte oficial interrompida, impossibilitando a continuidade dos discursos das autoridades presentes, como o prefeito Allyson Bezerra e a governadora Fátima Bezerra. A interrupção aconteceu no momento da fala da reitora, Ludimilla Oliveira, quando a professora solicitava aos expositores a doação de frutas para os pacientes da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer de Mossoró.
A reitora aproveitou para convidar toda a sociedade mossoroense a participar da Campanha Cobertor Solidário, uma iniciativa da Universidade, por meio do Setor de Produção de Mudas, com a troca de mudas frutíferas ou nativas por cobertores que serão doados a Liga de Combate ao Câncer.