Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Expofruit começa com Programação Científica na UFERSA

Eventos, Extensão, Pesquisa 23 de agosto de 2023. Visualizações: 484. Última modificação: 23/08/2023 15:11:46

A Expofruit, que chega a 30ª edição, reunindo representantes da cadeia produtiva de frutas tropicais do mundo inteiro/Foto: Vitória Job

Nesta quinta-feira, 23 de agosto, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) deu início a sua programação científica na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Reunindo empresários e instituições reconhecidas em âmbito nacional, o painel empresarial de abertura compartilhou informações sobre inovação e oportunidades com o público participante.

Professora Liz Assis, coordena a programação científica da Expofruit/Foto: Vitória Job

Além da Universidade, a Expofruit é uma iniciativa do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX – RN) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em sua realização. “Vamos ter mais de 20 palestras com pesquisadores de vários estados que vem a complementar esse processo de inovação e atualização da fruticultura irrigada”, informa a professora e pró-reitora de Extensão e Cultura, Liz Carolina, integrante da organização do evento.

Reitora Ludimilla ressalta importância da Ufersa na Expofruit/Foto: Vitória Jov

A reitora da Ufersa, Ludmilla Oliveira, destacou a relevância da participação da Universidade na Expofruit. “Um evento dessa envergadura acontecendo dentro do campus consolida a nossa instituição como a universidade do semiárido brasileiro, que contribuiu grandemente para que a fruticultura atingisse a representatividade em nível de mundo que nós temos hoje”, afirmou a professora.

Iara abordou sobre a importância das abelhas africanizadas na cultura do caju/Foto: Vitória Job

Iniciando as atividades científicas da feira, a agente de inovação do Sebrae, Yara Lemos,  palestrou sobre a importância das abelhas africanizadas na cultura do caju. Segundo a agrônoma formada e mestre pela Ufersa, tanto para produtores, quanto para estudantes. “A Expofruit é um lugar para você aprender, compartilhar experiências, e trocar contatos e oportunidades de negócio”, considerou.

Entre os grupos interessados na participação dos eventos acadêmicos, estão os estudantes da área da agronomia. “Participar de uma feira internacional da fruticultura irrigada vai acrescentar muito para a nossa formação profissional e pessoal”, explica Thomazia Emiliano, estudante de agronomia no Campus II da Universidade Federal da Paraíba. A discente ressalta também o evento como possibilidade de construir um networking, rede de contatos, e conhecer mais sobre as diferenças entre a fruticultura em diferentes estados.

Diversas atividades acontecerão ainda na Expofruit, que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de agosto. Confira a programação AQUI.