Projeto de extensão motiva mulheres a praticarem basquete

Esporte, Extensão 22 de agosto de 2023. Visualizações: 426. Última modificação: 23/08/2023 08:44:57

Time Maria Bonita venceu todos os jogos da primeira fase da Liga de Basquete do Interior, realizada nos dias 19 e 20 de agosto na cidade de Quixeré (CE). Foto: arquivo pessoal/cedida.

O resultado obtido pelo time Maria Bonita na primeira fase da Liga de Basquete do Interior, realizada nos dias 19 e 20 de agosto em Quixeré (CE), mostra que o projeto de Extensão “Basquete para Todas”, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), está no caminho certo. Na competição do último final de semana, a equipe conquistou o 1º lugar depois de vencer quatro jogos seguidos.

Coordenada pela professora Wigna Almeida, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, a iniciativa oferece aulas semanais gratuitas de basquete para mulheres da Ufersa e da comunidade externa. “A prioridade é para mulheres adultas, mas meninas a partir de 12 anos podem participar”, explica a professora, que cadastrou o projeto como atividade de extensão da Ufersa em dezembro do ano passado, passando a contar com o trabalho voluntário do treinador Franklin Soares, que já atuava como técnico das atletas do time Maria Bonita.

Uma das atletas é Jessica Sousa Costa, estudante do curso de Medicina Veterinária da Ufersa. “Ser integrante da equipe do Maria Bonita e do projeto Basquete para Todas me proporciona um momento de lazer, além da atividade que é super importante para saúde física e mental e de suma importância nas correrias do dia a dia”, conta ela, que atua como monitora durante os treinos e já faz parte do grupo há 12 anos. “Vencer a Liga de Basquete do Interior nos mostra que valeu a pena todos os treinos e a dedicação de todas”, complementa.

Professora Wigna Almeida, coordenadora do projeto de extensão “Basquete para Todas”. Foto: arquivo pessoal/cedida.

A estudante Jessica Sousa Costa durante um treino da equipe. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Os treino acontecem às 18h das sextas, no Ginásio Pedro Ciarline, em Mossoró; e às 15h dos domingos no Ginásio da Ufersa, localizado no campus Leste. “Basta ter interesse para participar”, diz a coordenadora Wigna Almeida. Segundo ela, atualmente há cerca de 40 mulheres cadastradas no projeto, que desde o início do ano tem a parceria da Prefeitura de Mossoró. “Procuramos a Prefeitura e, por ser um projeto da Ufersa, fomos prontamente atendidos com a cessão do espaço para os treinos”.

Quem tiver interesse em fazer parte da equipe pode ir pessoalmente a um dos treinos ou procurar diretamente a professora Wigna Almeida pelo e-mail wigna.ribeiro@ufersa.edu.br

Motivação

Oferecer a prática de basquete de forma gratuita é a grande motivação do projeto de extensão da Ufersa, que oferece horários de treino flexíveis e está aberto para o recebimento de novas integrantes. “O projeto tem como principal foco unir mulheres de todas as idades a conhecer e praticar o esporte”, diz a estudante Jessica Sousa Costa.

“A prática de esporte por mulheres ainda é bastante marginalizada”, diz a docente Wigna Almeira. “A ideia do projeto é ir contra esse pensamento, como também fomentar o basquete feminino na cidade que ainda é muito precário”, conclui.

Outras modalidades

Além dos treinos de basquete masculino e feminino, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Ufersa (Proae) oferece outras 17 modalidades esportivas no campus de Mossoró, que acontecem na quadra poliesportiva, na piscina e no campo de futebol. Entre as opções estão Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa, Yoga, Karatê, Muay Thay, Futsal e Futebol de Campo. Veja todas as modalidades aqui.