
Brigadistas realizaram práticas de RPC, diversas manobras de primeiros socorros, transportes em macas, uso de extintores em foco de incêndio e ainda uso de hidrantes/Foto: Cedida
Promovido pela Superintendência de Infraestrutura (SIN) foi concluído nesta última sexta-feira, 11, o treinamento de formação de Brigada de emergência da UFERSA. O curso foi ministrado por profissionais da empresa CWSE Brasil Company, com aulas teóricas no auditório da CE Campus Leste, em Mossoró. Durante o curso, foram desenvolvidas práticas de primeiros socorros em auditórios e, de combate a incêndio, ambas, ocorridas no Expocenter.
“A Brigada é uma exigência legal perante os normativos de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte e tem como objetivo atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, numa edificação ou área de risco”, explicou o engenheiro de trabalho da UFERSA, Eriberto Mendes.

Simulação de primeiros socorros/Foto: Cedida
Durante o treinamento de 20h foram repassados conhecimentos sobre equipamentos de combate a incêndio, tipos de incêndio, formas de combate, primeiros socorros em traumas, imobilização, sangramentos, engasgos, queimaduras, choques elétricos, afogamentos, RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar, entre outros.
“Os brigadistas realizaram práticas de RPC, diversas manobras de primeiros socorros, transportes em macas, uso de extintores em foco de incêndio e ainda uso de hidrantes”, enumerou o engenheiro do trabalho. Além de agir nos casos de sinistros e emergências, os brigadistas têm como atribuições fazer inspeções nos equipamentos de combate a incêndio, investigar os casos de sinistros ocorridos, fazer simulados para treinar a população das edificações, vistoriar as rotas de fugas quanto a ter o seu caminho desimpedido.
A Brigada formada na UFERSA tem na sua composição servidores das diversas unidades da instituição, como Superintendência de Infraestrutura, Diretoria de Manutenção, Pró-reitoria de Planejamento, Biblioteca, Setor de Transporte, PROGEPE-DASS. “Com o início dos trabalhos, esperamos que haja um engajamento maior de servidores para que possamos montar uma brigada que comporte em seu grupo um brigadista por edificação oferecendo assim cada vez uma melhor condição de segurança”, frisou Eriberto Mendes.
Ainda segundo o engenheiro de segurança do trabalho, a formação desta primeira brigada de emergência é um marco na área de segurança da instituição que inicia um novo momento, onde demonstra a evolução da conscientização dos servidores da instituição com a participação de 13 brigadistas distribuídos em 06 setores. “Sentimos o entusiasmo dos participantes em adquirir conhecimentos de prevenção e segurança que servirão para toda sua vida, seja no ambiente profissional ou no social e familiar”, concluiu Eriberto Mendes.

Brigada é uma exigência legal perante os normativos de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros/Foto: Cedida