
Crianças da Comunidade Pêga, quilombo na cidade de Portalegre, recebe Núcleo de Divulgação Científica Baobá da Ufersa
Com o objetivo de despertar o interesse de crianças pela ciência, o Núcleo de Divulgação Científica Baobá leva experimentos de química até a comunidade Quilombola do Pêga, localizada no município de Portalegre. Os encontros mensais atendem 33 crianças de cinco a 12 anos. A última edição aconteceu no dia 28 de julho, com uma série de experimentos que as crianças puderam manipular sob orientação do integrantes do núcleo.
As atividades partem de questionamentos sobre como as crianças pensam e visualizam os cientistas. A partir daí, são trabalhados os aspectos mais visíveis da percepção delas. As atividades propostas em cada encontro trabalham a alfabetização científica como processo que ocorre dentro e fora da escola.
Núcleo de Divulgação Científica Baobá
O grupo desenvolve atividades de extensão de forma contínua desde 2017 nas áreas de teatro, dança, exposição de experimentos e clube do campo. O professor Francisco Souto de Sousa Júnior, do departamento de Ciências Humanas da Ufersa, é um dos integrantes do Núcleo. Ele diz que “as comunidades do campo são prioridades para realização das atividades, como uma forma de fortalecer políticas culturais de uma região escassa de atividades de divulgação científica”.