Secundaristas vivenciam o ambiente universitário

Sem categoria 21 de julho de 2023. Visualizações: 325. Última modificação: 21/07/2023 11:21:05

A FERA mais de 100 estudantes secundarista de 10 escolas do ensino médio, localizadas em 7 municípios da Região do Médio Oeste Potiguar/Foto: Eduardo Mendonça

Para a grande maioria dos mais de 100 estudantes secundarista de 10 escolas do ensino médio, localizadas em 7 municípios da Região do Médio Oeste Potiguar, o dia 20 de julho, ficará gravado na memória, como o primeiro contato com o ambiente acadêmico. É que nesta quinta-feira, 20, os grupos de estudantes vindos dos municípios de Olho D’Água, Patu, Umarizal, Apodi, Rafael Godeiro, Portalegre e de Caraúbas, passaram o dia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, participando da I FERA – Feira de Exposição Regional Acadêmica – projeto de extensão que proporciona estudantes secundaristas conhecer e desfrutar do ambiente acadêmico.

A FERA, segundo Dennis Ribeiro, estudante de Engenharia Mecânica e idealizador da Feira, a iniciativa trabalha, simultaneamente, com duas vertentes. A primeira, aproximar o professor universitário das escolas e, a segunda, proporcionar oportunidade para que os alunos do ensino médio despertem o interesse pelo ingresso na Universidade.

A FERA oportuniza que os secundaristas apresentem seus trabalhos e que sejam também avaliados pelos professores da UFERSA. “É um evento associado a outros 10 eventos, no âmbito nacional e internacional, o vencedor representará o Brasil, em Porto Rico, no Caribe, mas antes poderá participar de outras feiras em Recife, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, entre outros Estados”, explicou Dennis. O FERA surge como uma necessidade de trazer os estudantes para Universidade antes do ingresso oficial pelo ENEM/SISU.

Gerador de energia eólica sustentável/Foto: Eduardo Mendonça

TRABALHOS – O que não faltou na I FERA foram boas ideias em projetos simples, mas com grande potencial para a questão da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do país. O grupo da Escola Sebastião Gurgel, de Caraúbas, inspirado na realidade local, desenvolveu um gerador de energia eólica sustentável. “É uma forma de solucionar o problema dos moradores de sítios que não dispõem de energia elétrica ou que não podem pagar a conta cobrada pela concessionária de energia”, justificou Alícia Emanuelle.

Caio Robô: educação ambiental com a separação do lixo já a partir da primeira infância/Foto: Eduardo Mendonça

Caio Robô Lixeiro é o projeto dos estudantes Luiz Guilherme, Bianca Beatriz e Aldo Lima também da Escola Sebastião Gurgel. O projeto visa à educação ambiental com a separação do lixo já a partir da primeira infância, quando as crianças estão ainda no pré-escolar. “Queremos ensinar as crianças de forma bem simples o descarte do lixo de forma correta”, explicou Guilherme. De forma lúdica, o robô interage com as crianças associando o tipo de lixo com as cores.

Além de expor e apresentar os trabalhos, os estudantes secundaristas fizeram um verdadeiro tour pelas diversas unidades do campus. Os laboratórios dos cursos de engenharias encantaram os visitantes. No grupo que veio de Apodi, Laine considerou a visita bastante proveitosa, principalmente, por ser concluinte e pestes a entrar na Universidade. “Não imaginava que fosse assim, superou todas as minhas expectativas o que só fez aumentar a minha vontade de cursar uma universidade”, revelou.

Já Isabelle Paiva, de Patu, confessou ser a primeira participação dela numa Feira de Ciências. “Nunca tinha vindo numa universidade e achei um excelente local, gostei bastante”, admitiu. Para João Emanuel, de Caraúbas, a iniciativa é de grande importância, pois leva o conhecimento do quem na universidade antes do ingresso como universitário. “Adquirimos muito conhecimento para decidir o nosso futuro. Espero estudar agronomia, zootecnia ou veterinária na UFERSA”, revelou.

Hugo Rocha também aprovou a iniciativa. “Um espaço bastante interessante e acolhedor e estou bem animando com as explicações que estão nos passando sobre o funcionamento da Universidade”, afirmou adiantando que o foco dele é ingressar na UFERSA. Após conhecer os laboratórios do Campus Caraúbas, os estudantes tiveram a oportunidade de almoçar no restaurante universitário.

Foram contemplados estudantes e progressões de escolas públicas de Caraúbas, Apodi e Umarizal. Entre as credenciais, os organizadores distribuíram acesso para feiras de ciências do RN, AP e RS. O melhor projeto avaliado também ganhou uma credencial para participar de uma feira internacional realizada em Porto Rico, na América Central. Na ocasião, foram contemplados alunos de uma Escola rural da comunidade Primeiro de Meio, em Caraúbas.

I FERA