Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Setor de Mudas desperta interesse de secundaristas da Escola Gilberto Rola

Ensino, Extensão 20 de julho de 2023. Visualizações: 478. Última modificação: 20/07/2023 21:15:42

Além de conhecer todo o processo de produção das mudas, a visita serviu como uma aula prática introdutória/Foto: Vitória Job

A Universidade Federal Rural do Semiárido recebeu na manhã desta quinta-feira (20), os alunos do ensino médio, do curso técnico de Agroecologia, da Escola Estadual Gilberto Rola. Na ocasião, a turma visitou o Setor de Produção de Mudas (SEPROM) com o intuito de conhecer na prática todo o processo de produção de plantas nativas e frutíferas.

A turma de estudantes secundaristas foi recebida pelo chefe do SEPROM, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, que considerou a iniciativa como uma forma de trazer a sociedade para dentro da universidade. “Assim, a população conhece de forma prática como acontece o serviço que nossa universidade presta para as comunidades”, pontuou.

Após a visita os estudantes ganharam uma mudas de plantas/Foto: Vitória Job

Além de conhecer todo o processo de produção das mudas, a visita serviu como uma aula prática introdutória para que os alunos possam aprimorar os conhecimentos e até começar a reproduzi-los na própria escola. O SEPROM já trabalha com a possibilidade de uma parceria com a Escola Gilberto Rola para a instalação de uma horta que servirá como laboratório vivo para as aulas práticas, servindo também para a alimentação dos próprios estudantes.

A professora Gardênia Rodrigues conta que a iniciativa do curso técnico na zona rural é uma forma de potencializar e melhorar as produções agrícolas locais. “Muitos deles descobriram aqui no curso a vontade de se profissionalizar nessa área e outros já estão aplicando os ensinamentos nas próprias terras”, adiantou.

A professora acredita que estar com os alunos na universidade é uma forma de aproximá-los da vida acadêmica, pois futuramente são eles que vão estar na Universidade. “É uma chance de poderem conhecer mais sobre como funciona o ensino superior com esse recorte para as ciências agrárias”, considerou.

O SEPROM já produziu cerca de 60 mil mudas no ano de 2023 e a expectativa é que atinja a marca de 100 mil mudas produzidas e distribuídas ainda esse ano. Atualmente, o setor trabalha com 03 projetos de extensão, sendo eles o Plantando o futuro, Hortas para ensino fundamental e Spondias, todos com pesquisa, ensino, produção e distribuição de mudas para comunidades rurais.