
Reunião extraordinária do Consuni/Foto: Assecom
Depois de quatro horas de discussões, o Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovou, na 11ª Reunião Extraordinária, a criação de uma comissão para avaliar a situação da reitora, professora Ludimilla Oliveira. Dos 23 conselheiros, 22 votos foram a favor e uma abstenção.
A Comissão instituída é formada por 7 integrantes da comunidade acadêmica, sendo 5 professores (Marta Lígia, Midiã Monteiro, Hudson Pacheco, Ulisses Reis e Reginaldo Santos), 1 técnico administrativo (Jeferson Santos) e 1 estudante (Pedro Vitor).
A comissão tem 30 dias para apresentar um parecer sobre a destituição da professora do cargo de reitora, embora o CONSUNI não tenha competência para a destituição da professora do cargo, apenas a de propor a destituição após ampla defesa da professora Ludimilla Oliveira. A exoneração cabe ao ministro da educação.
A professora Ludimilla Oliveira teve o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob a alegação de plágio. A reitora questiona a decisão na justiça. O processo se encontra em tramitação no Tribunal Regional Federal da 5º Região. Enquanto perdurar o processo, os atos administrativos da reitora são legítimos.