Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Natal reúne zootecnistas de todo o Brasil

Eventos 31 de maio de 2023. Visualizações: 421. Última modificação: 31/05/2023 11:34:19

Uma noite de homenagens, premiações e de reconhecimento para profissionais e estudantes de Zootecnia que se destacaram na área em 2022 marcaram a abertura do 32º Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC 2023), que acontece em Natal até a próxima quinta-feira, 02 de junho, no Praiamar Hotel, numa promoção da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), juntamente com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O ZOOTEC conta com a participação de mais de 2 mil inscritos e na solenidade de abertura contou com a participação de várias autoridades acadêmicas, de classe e do setor de produção animal. Na solenidade também aconteceu a assinatura do termo de cooperação institucional entre a ABZ e a Sociedade Nordestina de Produção Animal.

A presidente do ZOOTEC, Patrícia Lima, professora da UFERSA, ao dar boas-vindas aos participantes ressaltou a importância de reunir todos os seguimentos da produção animal do País para compartilhar conhecimentos, experiências, avanços científicos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade da pecuária brasileira. “Uma oportunidade de participar de palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas científicas, além de seminários de políticas públicas voltadas para o campo de atuação do zootecnistas”, frisou.

Ainda segundo a Patrícia Lima, “um evento propício para analisar é desafios e, sobretudo, as oportunidades que se apresentam para soluções inovadoras e sustentáveis com bases científicas para o enfretamento”, lembrou. O ZOOTEC 2023 tem como tema a Pecuária 4.0 – Ciência, Tecnologia e Inovação na Zootecnia.

A presidente também aproveitou para agradecer a todas as pessoas envolvidas na organização do Congresso, como os patrocinadores, principalmente aos participantes, e à Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da reitora Ludimilla Oliveira, que direcionou total apoio para a realização do evento.

Reconhecendo o trabalho para a realização do ZOOTEC 2023, a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, ressaltou a importância da zootecnia para a região do Semiárido brasileiro. “Os nossos quatro campi: Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, mas no Campus Sede, em Mossoró, dispõe do Curso de Zootecnia que se encontra dentro do ventre que fez nascer a UFERSA, antes, Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), temos o orgulho de manter essa essência dentro do rural se fazendo presente em nossa Universidade”, afirmou.

Ainda segundo a reitora Ludimilla Oliveira, a gestão da UFERSA tem se empenhado com total compromisso a zootecnia, citando como exemplo, a revitalização de uma área de produção e pesquisa para alimentação animal. “Estamos mudando todo o sistema de plantação de forrageira dentro de um sistema de sustentabilidade”.

A reitora mencionou ainda a revitalização da Fazenda Experimental da Universidade que segundo ela é o maior laboratório da instituição. “Lá temos vários experimentos na área da agronomia, mas também vocacionado dentro da zootecnia, com ênfase, na apicultura, além da reorganização do setor de bovinocultura da Universidade”, afirmou a professora Ludimilla Oliveira.

A zootecnia é uma área que envolver aproximadamente 37 mil profissionais, mais de 21 mil estudantes com matrículas ativas em 123 escolas de zootecnia do país. Os dados foram apresentados pelo presidente da SBZ, Marinaldo Divino Ribeiro ao desejar boas-vindas aos congressistas. “Cabe a nós pensar e fazer a zootecnia que queremos para que as futuras gerações tenham histórias construídas sob bases sólidas e assegurado o direito ao exercício pleno de suas habilidades e competências adquiridas no processo de formação profissional”, pontuou.

Para Marinaldo cabe ao profissional zootecnista a prestação de serviço de qualidade aos produtores, gerar conhecimento, tecnologias e inovações, para fazer com que a pecuária brasileira seja cada vez mais competitiva no mundo. “O conhecimento e os princípios éticos que norteiam o SER Zootecnista na sua ação profissional e cidadã a 53 anos, desde a graduação da primeira turma, tem feito a diferença para tornar a atividade produtiva das diferentes cadeias animais sustentáveis e eficientes”, discursou.

O presidente da ABZ aproveitou para ressaltar outras iniciativas da entidade, citando, além do Congresso Brasileiro de Zootecnia, o lançamento da marca dos 35 anos da Zootecnia com o slogan “Da gente, pela gente”; a implementação do Museu da Zootecnia Brasileira e, a realização do 58º Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, a ser realizado na Casa do Zootecnista, de 15 a 17 de setembro, em Brasília.

Premiação –

Durante a abertura do ZOOTEC 2023 foram premiados os zootecnistas mais influentes de 2022: Adilson de Paula Almeida Aguiar, Aluísio de Alencastro Filho, Angélica Kischener de Moura, Consolata Piastrella e Pedro Leonardo de Paula Rezende.

Menção Honrosa 2022 com o Prêmio Destaque para Rafael Colombo.

Prêmio Zootecnista do Ano: Fernando Petrônio.

Prêmio Mário Hamilton Vilela Coordenador do Ano:Sergio Augusto de Albuquerque Fernandes.

Prêmio Ambires Cecílio Machado Riella Zootecnista Educador: José Lindernberg Rocha Sarmento.

Prêmio José Francisco Sanchotene Felice Zootecnista do Ano de 2023, ficou com José Neuman Miranda Neiva.

Também foram premiados os estudantes da Olimpíada Brasileira de Zootecnia com as equipes:

Modalidade Veterana: Raça Forte (1º Lugar), Meninos da Pecuária (2º Lugar), Selvagens da Zootecnia (3º Lugar).

Modalidade Equipes Treineiras: Geez – Universidade Federal de Santa Maria (1º Lugar), Zootrainer – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2º Lugar), Os Necaprianos – Universidade Federal de Viçosa (3º Lugar).

Modalidade Individual: Fernanda Franco Alves – Universidade federal do Sul e Sudeste do Pará (1º Lugar). Brena Mendel Lima Sobral – Universidade Federal da Bahia (2º Lugar) e, Samuel Souza Nonato – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (3º Lugar).