Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em artigo, pesquisador analisa repercussão de publicações no Twitter sobre o Mercado Financeiro

Eventos, Pesquisa 30 de maio de 2023. Visualizações: 660. Última modificação: 30/05/2023 18:31:08

O artigo “Análise de Sentimento no Twitter e sua Influência no Mercado Financeiro: Um Estudo de Caso do Índice IBOVESPA” é um dos trabalhos aprovados para apresentação no XXIII Encontro Brasileiro de Finanças, evento que será realizado entre os dias 27 e 29 de julho em São Paulo (SP). Um dos autores da pesquisa é o professor Lucas Godeiro, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Ufersa. Além dele, também assinam a publicação Andressa Lemes Proque, Diego Pitta de Jesus e Elvira Helena Oliveira de Medeiros.

“O artigo traz um estudo inovador sobre a relação entre a análise de sentimento no Twitter e sua influência no mercado financeiro, com foco no índice IBOVESPA”, afirma Lucas Godeiro. ” O trabalho apresenta uma abordagem multidisciplinar, unindo os conhecimentos das áreas de finanças e análise de dados, e promete trazer novas perspectivas para a compreensão dos fenômenos financeiros”, complementa.

Ainda de acordo com o professor Lucas Godeiro, a pesquisa realizada oferece uma análise valiosa sobre o impacto das informações e emoções expressas nas redes sociais no comportamento dos investidores e nos movimentos do mercado.

O Encontro Brasileiro de Finanças, que em 2023 chega à vigésima terceira edição, é organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Finanças (SBFin) e já passou por diversas capitais do país. Este ano, a programação será realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie.