Comitê de Biossegurança divulga carta sobre contexto atual da Covid-19

Responsabilidade Social, Saúde 30 de maio de 2023. Visualizações: 285. Última modificação: 30/05/2023 19:13:12

O Comitê Permanente de Biossegurança da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) divulgou uma carta aos integrantes do Conselho Superior da universidade (Consuni) e a toda a comunidade acadêmica no dia 26 de maio, com o objetivo de contextualizar o momento atual da Covid-19 e prestar contas sobre o trabalho que continua a ser realizado. O documento é assinado pela médica e docente Andrea Andrea Taborda Ribas da Cunha, coordenadora do Comitê de Biossegurança da Ufersa.

“Precisamos entender que a disseminação global do vírus continua, bem como o potencial surgimento de novas variantes”, afirmam os integrantes do comitê. “Embora tenha de fato ocorrido uma baixa na mortalidade por COVID-19, a doença matou globalmente nas últimas semanas três pessoas por minuto. Assim, precisamos aprender a fortalecer nossos sistemas de saúde e ações de vigilância para futuras emergências sanitárias com impactos em qualquer nível, de local/regional a internacional”.

Ainda de acordo com o texto, “a vacinação e sua importância devem ser a todo momento ressaltadas e mantidas como forma de proteção coletiva dentro de nossa instituição. Para além disso, ações educativas quanto a medidas de prevenção de transmissão e fortalecimento das ações de vigilância também devem ser buscadas de forma constante”.

Sobre o trabalho do Comitê Permanente de Biossegurança da Ufersa, o texto informa que seus integrantes vêm atuando na elaboração de “um plano emergencial de contingenciamento para possíveis situações futuras advindas de doenças que possam surgir em nosso meio”.

Acesse aqui o documento na íntegra.