Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Primeiro porta-enxerto brasileiro de maracujazeiro resistente à fusariose é apresentado em Simpósio nacional

Eventos, Pesquisa 29 de maio de 2023. Visualizações: 724. Última modificação: 29/05/2023 13:16:36

Professor Eudes (centro) explana sobre o porta-enxerto durante Simpósio na Fazenda Experimental da Unemat, em Tangará da Serra/MT. Foto cedida

Durante o VIII Simpósio brasileiro sobre a cultura do maracujazeiro, o pesquisador Eudes de Almeida Cardoso, professor de Horticultura e Fruticultura no Curso de Agronomia da Ufersa, expões o primeiro porta-enxerto do Brasil de maracujazeiro resistente à fusariose. O evento aconteceu nos dias 23 a 25 de maio, na cidade de Tangará da Serra/MT, com a presença dos mais renomados estudiosos da cultura.

Na ocasião, professor Eudes apresentou quatro trabalhos científicos sobre o porta-enxerto UFERSA/BRS/RM 153 resistente à fusariose, que é uma doença causada por um fungo que ataca o sistema radicular da planta causando sua morte ainda nos primeiros meses de plantio.

O estudo é desenvolvido pela Ufersa em parceria com a Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, e está em fase de registro no Ministério da Agricultura. O professor da Ufersa foi convidado pelo presidente do Simpósio, professor doutor Willian Crause, da Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT, para demonstrar aos participantes o modelo de pesquisa adotado na obtenção dessa cultivar.

A pesquisa será apresentada no XXXVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontecerá em Pelotas/RS, no período de 06 a 10 de novembro, a convite do presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, doutor Henrique Petry. Alguns exemplares de mudas enxertadas foram levados para distribuir com os participantes por ocasião da visita técnica no campo experimental da UNEMAT.