Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Lavanderias ecológicas: professor articula projeto para mulheres de assentamentos e comunidades quilombolas

Extensão, Inclusão, Inovação, Pesquisa 29 de maio de 2023. Visualizações: 290. Última modificação: 29/05/2023 12:09:03

A Ufersa articula o desenvolvimento de um projeto sobre tecnologias socioambiental para o uso coletivo de atividades domésticas associadas às práticas sustentáveis de reuso da água, energia renovável e produção familiar.

A proposta foi apresentada e discutida no último dia 25 de maio, em Brasília, pelo professor Nildo da Silva Dias, em uma reunião com a diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do INCRA, Rosilene Rodrigues, a subsecretária de Mulheres Rurais, Conceição Dantas, e com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do RN, Alexandre Lima.

Segundo o professor Nildo Dias, a principal meta do projeto será a construção de lavanderias ecológicas de uso coletivo pelas mulheres de Assentamento e Quilombolas, tendo em vista a autonomia das mulheres em uma atividade produtiva. A água utilizada nas lavanderias será tratada e, posteriormente, aproveitada na irrigação de fruteira que serão cuidadas pelas mulheres. “Para o funcionamento das máquinas e demais demandas energéticas das lavanderias será reutilizado a energia solar – uma fonte energética limpa e renovável”, destacou o professor.

Além dessa ação produtiva para as mulheres, também, está previsto um programa residência agrária exclusivamente para mulheres recém-formadas em cursos de ciências agrárias ou a fins que possam atuar nas ações do projeto.

A execução do projeto está prevista para iniciar a partir de setembro de 2023 e terá orçamento estimado em R$ 1 milhão no primeiro ano de atividades.

Durante à visita à Brasília, o professor Nildo Dias também participou de uma reunião com o INCRA para discutir um projeto de Regularização Fundiária Rural. Esteve presente nesta reunião o professor da UFERSA, Miguel Ferreira Neto. Além disso, o professor visitou a Agência Nacional das Águas saneamento (ANA) e conversou sobre parceria em projetos no Semiárido.