Os estudantes vencedores da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (Obef) receberam em mãos as suas premiações nesta quarta-feira, 24 de maio, no campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram da competição que é organizada em quatro fases e em diferentes níveis de dificuldade.
Na cerimônia desta semana, foram premiados também os finalistas da Olimpíada Potiguar de Educação Financeira (Opef).
No total, 66 alunos conquistaram medalhas em nível estadual e nacional. “Nós tivemos 181 alunos aprovados para a 3ª fase da Olimpíada Potiguar de Educação Financeira e 62 aprovados na quarta fase. Na OBEF, foram 7 alunos premiados com medalhas”, detalhou Kleber Formiga, coordenador do projeto da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira na Ufersa e professor de Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. “Ganhar medalha é importante, mas muito mais importante é que cada um de vocês está cuidando desde cedo de um tema que até pouco tempo atrás ninguém falava, que é a Educação Financeira”, acrescentou.
A cerimônia
“Para nós é uma grande alegria ver um edital de eventos chegar a esse nível”, destacou a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Tamms Moraes Campos, parabenizando logo em seguida os esforços dos participantes e da comissão organizadora. A professora foi uma das autoridades presentes na mesa de abertura da programação.
A reitora Ludmilla Oliveira e o vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Álvaro Fabiano Macedo, destacaram em suas falas a felicidade de receber na universidade os familiares dos alunos premiados. “A família precisa conhecer a universidade, precisa nos ajudar a formar os filhos de vocês”, disse a reitora.
Em reconhecimento às escolas que apoiaram seus alunos nessa conquista, foram entregues comendas de participação aos seus representantes. As cinco escolas que tiveram estudantes premiados foram o Centro Educacional Ocília Correia, do município de São Miguel; o Colégio Diocesano Santa Luzia e o Colégio Mater Christi, de Mossoró; a Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa e a Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, ambas localizadas em Upanema.