Pela 4ª vez, Ciência para Todos leva estudante do Ensino Médio para Feira Internacional

Estudante, Estudante 22 de maio de 2023. Visualizações: 332. Última modificação: 22/05/2023 16:48:08

A reitora Ludimilla Oliveira recebeu nesta segunda-feira, dia 22, a comitiva do Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, acompanhados da estudante Vitória Sabrina Leite, que foi selecionada pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada nos Estados Unidos, de 14 a 19 de maio.

Vitória cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, em Mossoró. Ela desenvolveu, sob orientação do professor Serginaldo Oliveira, uma proposta para coletar a água das chuvas, com baixo custo, usando materiais recicláveis. A iniciativa visa impactar positivamente as comunidades rurais no Semiárido potiguar na convivência com períodos de poucas chuvas.

A ISEF é a maior feira de ciências e engenharia do mundo, promovida todos os anos desde 1950. A estudante potiguar fala da transformação em sua vida por estar no evento. “Não esperava conseguir essa oportunidade. Lá [EUA] foi muito além das minhas expectativas. Não tinha proporção do tamanho do evento. Só consegui entender quando eu estive lá, com pessoas falando em diversos idiomas com projetos de todos os lugares. Foi uma experiência única”, ressalta Vitória.

Essa é a quarta vez que o Programa Ciências Para Todos leva um representante do RN à Feira internacional. Professor Felipe Azevedo, que integra a coordenação do Programa, fala da importância da experiência para as Escolas. “Sempre é uma experiência incrível. A gente aprende muito participando de feiras internacionais, em especial essa, com mais de 1.300 projetos do mundo sendo apresentados de todas as regiões e de todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de formar os nossos futuros cientistas, aqueles que vão enfrentar os desafios que a ciência precisa enfrentar para tornar o mundo cada vez melhor, pontua Azevedo.