Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

LEDOC: uma década formando profissionais da educação para o campo

Ensino 16 de maio de 2023. Visualizações: 645. Última modificação: 18/05/2023 06:33:00

Com uma extensa programação, a UFERSA comemora a primeira década da Licenciatura Educação do Campo/Foto: Assecom

Com mais de 100 profissionais graduados na Licenciatura Educação do Campo, a LEDOC da UFERSA completa 10 anos de criação com resultados. Nessa semana, docentes, discentes e egressos comemoram a primeira década da graduação. “Temos um curso ainda muito jovem, mas com um balanço bastante positivo com egressos desenvolvidos pessoal e profissional, em termos quantitativo são mais de 100 profissionais formados para docência as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza”, frisou a coordenadora da LEDOC/UFERSA, professora Midiã Monteiro.

Ainda segundo a professora a relevância se dá pela carência de professores existente no meio rural. A coordenadora também reconhece a necessidade de um maior fortalecimento do curso como um desafio para todos que integram a LEDOC na UFERSA. Ampliar com outras habilitações é uma das perspectivas futuras apresentada pela coordenadora Midiã.

Parte da programação acontece no Auditório da PROEC/Foto: Assecom

A professora Ana Gabriela de Souza Seal também reconhece a contribuição da licenciatura na UFERSA. “Rendeu muitas atuações positivas, inclusive, ultrapassando as barreiras do semiárido potiguar, com alunos da Paraíba e do Ceará, com atuações em diferentes frentes, indo além do espaço da escola como associações, movimentos sociais em defesa da educação”, pontuou.

Outro ganho mencionado pela professora é a continuidade dos formados com o ingresso na pós-graduação. “Temos alguns mestres, outros com o curso em andamento e também já temos o primeiro doutorando egresso da LEDOC o que é de grande importância e mostra que daqui pra frente só iremos ampliar essas conquistas”, opinou.

Os alunos da LEDOC têm ingresso diferenciado com o vestibular que ofertado anualmente com alternância das habilitações, ou seja, um ano é oferecida a habilitação em Ciências da Natureza e, no ano seguinte, a habilitação em Ciências Sociais. Outra exigência é o candidato possuir vínculo com o campo ou movimentos sociais.

Ana Paula/Foto: Assecom

EXPERIÊNCIAS – Para Ana Paula, estudante do terceiro período e moradora da zona rural de Mossoró, cursar a LEDOC representou uma oportunidade de ingressar na Universidade.  “Espero exercer a profissão de professora”.  Já Herolayne Batista está preste a concluir o curso, no 10° período, afirma que entrar na UFERSA representou uma mudança de vida. “Antes, eu era uma pessoa. Hoje, sou completamente diferente”, resumiu. Questionada sobre o que mudou ela diz que “a visão, a postura, sinto que cresci profissionalmente e como pessoa”.

Herolayne Batista/Foto: Assecom

Moradora da Maisa, Herolayne aproveitou a oportunidade de ingressa na Universidade. “Confesso que não tinha noção do que o curso trabalhava, mas quando tomei conhecimento das temáticas me identifiquei com o curso”, confessou. A estudante almeja ser professora concursada e também continuar na academia numa pós-graduação. “Eu gosto do ambiente universitário e a minha expectativa e crescer cada vez mais”, falou de forma convicta.

Aldefran  Aderson e Josiel Medeiros da graduação para o mestrado/Foto: Assecom

MESTRES – Aldefran  Aderson e Josiel Medeiros são egressos da LEDOC/UFERSA que já concluíram o mestrado. Aldefran, da comunidade Palheiro 3, em Upanema, cursou o Pós-Ensino. “Uma grande oportunidade na minha vida: trabalhar, entrar no mestrado, além das muitas experiências para atuar com muitos projetos e ações voltados para o desenvolvimento da educação em nossa comunidade”, resumiu.

Para Josiel Medeiros a LEDOC foi crucial para o ingresso e o desenvolvimento acadêmico. “Um curso que atende as especificidades do campo e que enfrentam cotidianamente uma série de problemas atrelados a questão da falta de tecnologias e de informações sobre a convivência com o semiárido, agricultura familiar, entre outros temas”, pontuou. O mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições acredita que a LEDOC oportunizou também ingressar em projetos de extensão o que representou grande importância na formação acadêmica dele. Josiel também é do município de Upanema atuando como coordenador pedagógico numa escola do Assentamento de Reforma Agrária São Manoel II.

Professor Emerson Medeiros coordenou o Memorial de Formação/Foto: Assecom

FORMAÇÃO – Um dos destaques da programação comemorativa pelos 10 anos da LEDOC é o Memorial de Formação, coordenado pelo professor Emerson Medeiros, quando os discentes têm a oportunidade de trocar suas vivências com os demais colegas. “Cada experiência é única que traz uma realidade, processos de formação social e profissional diferentes. Validar essa singularidade é o que buscamos ao trabalhar o memorial de formação. Estudar a realidade a partir do vivido por nossos discentes para pensar e problematizar cada história de vida” resumiu o professor Emerson Medeiros.

A programação alusiva aos 10 Anos da LEDOC prossegue até a próxima sexta-feira, 19. Confira AQUI.

 

Estudantes da LEDOC socializam com os demais colegas as experiências e desafios da graduação/Foto: Assecom