Vencedores da Olimpíada de Educação Financeira vão receber premiação na UFERSA

Estudante, Extensão 11 de maio de 2023. Visualizações: 426. Última modificação: 11/05/2023 08:28:21

Estudantes participam da OBEF/Foto: Assecom

Tudo pronto para a entrega da premiação dos estudantes vencedores da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. A solenidade vai acontecer no próximo dia 24/05, a partir das 10h, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Mossoró. Ao todo, foram premiados 62, dos 181 que passaram para a terceira fase. Desses 62, cinco serão premiados com a Medalha Nacional. O evento é aberto ao público, mas tem como público-alvo pais, alunos e representantes das escolas, além de convidados.
A olimpíada aconteceu em 2022, sendo duas fases nas escolas (primeira e segunda) e duas fases na UFERSA (terceira e quarta). Os aprovados na terceira fase são medalhistas estaduais da OPEF (Olimpíada Potiguar de Educação Financeira) e os aprovados na quarta fase são os medalhistas da OBEF (Olimpíada Brasileira de Educação Financeira).

A divulgação ocorre em nível nacional, a despeito de receberem medalhas estaduais também. A olimpíada contempla alunos do ensino fundamental e médio, distribuídos em 5 níveis, conforme a complexidade do tema correlato à educação financeira.
Para o coordenador do projeto de extensão, professor Kleber Formiga, a OBEF é um projeto de engajamento familiar que desperta interesse das crianças e adolescentes sobre um tema que tem sido tabu por muito tempo que é a educação financeira.

Equipe da OBEF UFERSA/Foto: Arquivo

“Podemos atuar na vida das pessoas com a inserção da educação financeira. Inicialmente, envolvendo as crianças e jovens estudantes. Em seguida, envolvendo a família na discussão sobre orçamento familiar. Por fim, na sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico da nossa região por meio da educação financeira dos cidadãos”, considerou.
Nesta IV edição da OBEF participam as instituições de ensino: Colégio Diocesano Santa Luzia, Colégio Maria Auxiliadora Costa e Colégio Mater Christi (Mossoró); Escola Municipal Professor Alfredo Simonetti, Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo e Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa (Upanema); Centro Educacional Ocília Correia (São Miguel).