
Professora Isaura Rosado durante discurso de possa na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Foto: Cedida
Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, professora aposentada da Ufersa, tomou posse na Academia Norte-rio-grandense de Letras, em Natal, na última segunda-feira, dia 8 de maio, em uma solenidade prestigiada por intelectuais da cultura potiguar, políticos, familiares e amigos. A professora Isaura passa a ocupar a cadeira de número 32, vazia após a morte do ex-governador e escritor Geraldo Melo e que tem como patrono Francisco Fausto.
Formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Sociologia da Educação pela Universidad de Salamanca, Isaura é do quadro efetivo de professores da Universidade, tendo ingressado ainda no tempo da Escola Superior de Agronomia de Mossoró – ESAM.
Atualmente, está à frente da Comissão que trabalha na criação da Pinacoteca e Memorial Ufersa Mossoró, cuja instalação será no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede. A Pinacoteca deverá receber parte da coleção de arte da professora Isaura Rosado, estimada em mais de 1.300 mil obras colecionadas ao longo dos últimos 30 anos. Já para o Acervo da Esam – Ufersa está sendo pensada a organização e exposição do patrimônio memorial da instituição.
Esse legado às artes, inclusive, deverá ser sua marca na Academia. “Chego à Academia Norte-rio-grandense de Letras com o desejo de reforçar a pauta das artes plásticas e das artes visuais, trabalhar com arquivos e bibliotecas. Na verdade, essa foi a minha prática”, reforça a acadêmica.
Conheça a Academia Norte-rio-grandense de Letras.