Estudante da UFERSA é selecionado para Programa de Verão em Israel

Estudante, Internacionalização 3 de maio de 2023. Visualizações: 722. Última modificação: 03/05/2023 14:01:34

Tiago Gondim, concluinte do curso de Engenharia de Pesca, vai passar 30 dias em Israel num Programa de Verão promovido pela Ben-Gurion University of the Neguev/Foto: Assecom

O estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Tiago Silva Gondim, foi selecionado para participar do Programa de Verão Sustainable Agricultural Solutions, promovido pela Ben-Gurion University of the Neguev (BGU) do Estado de Israel. Tiago concorreu com 201 estudantes de 25 países.

Reitora Ludimilla Oliveira parabeniza conquista do estudante Tiago, fruto da parceria da UFERSA com a Universidade de Neguev/Foto: Vitória Job

“Acredito que essa oportunidade trará bons resultados tanto para mim, quanto para a UFERSA, por se tratar de uma oportunidade que representa a soma de conhecimentos. O país de Israel detém alta tecnologia no que se refere ao manejo de solo e água e, de aquicultura em ambientes áridos”, adiantou Tiago Gondim. O estágio tem duração de 30 dias, incluindo aulas teóricas e práticas. “Espero fazer networking com professores e estudantes internacionais e, quem sabe abrir portas para futuras parcerias para prosseguir nos estudos numa pós-graduação”, prosseguiu.

O estudante, que é concluinte do curso Engenharia de Pesca, vai receber uma bolsa de 1.700 dólares. As passagens serão custeadas pela UFERSA, além de uma ajuda de custo de 800 dólares e um curso de inglês intensivo. “Hoje meus planos estão voltados para um mestrado na área de biotecnologia, mais especificamente para o cultivo de algas que é uma área que tenho afinidade. Futuramente, penso em abrir um negócio, provavelmente uma startup, com foco no desenvolvimento do semiárido”, revelou Tiago Gondim.

O programa de Verão Sustainable Agricultural Solutions visa proporcionar aos estudantes estrangeiros treinamento com tecnologia de ponta em uma das principais universidades do mundo, localizada em clima semelhante ao semiárido brasileiro, visando à complementação de sua formação acadêmica. O Curso será realizado nos Institutos Blaustein para Pesquisa do Deserto, Ben-Gurion University of the Neguev (BGU), de 25 de junho a 20 de julho de 2023.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Glauber Nunes, a UFERSA lançará um novo edital com o objetivo de selecionar pelo menos mais dois estudantes para estágio na empresa Colors, uma das líderes na produção de peixes ornamentais e aquaponia.