
Os professores Jean Berg (na ponta esquerda) e Rogério Taygra (à direita, com o computador), ao lado de Samuel Castro (segundo da direita para a esquerda) e Tiago Araújo (de blusa laranja) no MIDR. Foto: cedida/arquivo pessoal.
Os professores Rogério Taygra e Jean Berg Alves, coordenadores do projeto Rota do Pescado da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), estiveram nos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília, para apresentar o Portal Atlas do Pescado. A página é resultado de um trabalho que reuniu dados sobre a carcinicultura no Brasil.
O Portal Atlas do Camarão disponibiliza de forma gratuita e online uma série de indicadores da carcinicultura brasileira que irão possibilitar a implementação de políticas de apoio à atividade, a realização de pesquisas e outras atividades.”O Portal está em processo de constante atualização e irá proporcionar uma série de benefícios a carcinicultores e autoridades públicas que poderão planejar ações que potencializem o crescimento da produção e a geração de emprego e renda”, afirma o docente Rogério Taygra.
Os dados levantados mostram potencialidades e desafios para a carcinicultura brasileira, representados em mapas interativos de fácil visualização pelos usuários. Também é possível visualizar no Portal que os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte são os maiores produtores do país e que, juntos, respondem por mais da metade do camarão produzido no Brasil.
Para o professor Jean Berg, o Atlas do Camarão é mais uma demonstração da importância da participação da universidade brasileira na formulação e avaliação de políticas públicas, permitindo às autoridades a tomada de decisões de forma assertiva, trazendo oportunidades de desenvolvimentos para as regiões onde estão inseridas e para o Brasil.
O projeto Rota do Pescado é gerido pela Fundação Guimarães Duque (FGD) e está inserido dentro do Projeto Rotas da Integração Nacional do MIDR, que tem como foco a organização e desenvolvimento de cadeias produtivas em todo o território nacional.
A versão impressa do Atlas do Camarão será lançada em parceria com o MIDR durante o ZOOTEC 2023 no dia 31 de maio no Centro de Convenções em Natal. A versão on line já está disponível.