UFERSA aprova projeto voltado para armazenamento de energia solar em baterias

Inovação, Pesquisa, Pós-graduação 12 de abril de 2023. Visualizações: 449. Última modificação: 12/04/2023 13:58:12

Atualmente a UFERSA dispõe de 31 usinas fotovoltaicas nos quatro campi, com potência instalada total de 2.178 kWp/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma das instituições com projeto aprovado pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O A projeto aprovado é ‘Energia solar com armazenamento em baterias na UFERSA’, do professor Ednardo Pereira, do curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. A iniciativa conta com a participação do engenheiro George Ribeiro (INPE/MCTI) e do pró-reitor de assuntos estudantis, Júlio César (PROAE). O resultado final foi divulgado pela Finep nesta terça-feira, 11.

A proposta da UFERSA visa à elaboração de projeto executivo de implantação de sistema de geração fotovoltaica com armazenamento de energia em baterias (Battery Energy Storage System – BESS), no campus Central Leste da Universidade, de forma que a energia produzida possa ser armazenada e despachada de maneira estratégica, de acordo com a conveniência e o perfil de consumo do campus.

O professor Ednardo explica que, com isso, pretende-se que a energia fotovoltaica seja armazenada durante o dia e liberada no horário de ponta, em que o preço da energia da concessionária é cerca de 6,9 vezes maior que nos demais horários. “O sistema proposto também possibilitará o suprimento complementar de energia nos momentos de picos de demanda, evitando, assim a cobrança por ultrapassagem, e, ainda, o controle do fator de potência do campus e o fornecimento emergencial de energia, nos momentos de falta de energia da concessionária”, frisou.

Nos últimos 10 anos, a UFERSA tem adotado diversas ações de eficiência energética, de racionalização do uso e de substituição parcial da energia da concessionária por energia renovável, visando à sustentabilidade e a redução da despesa com energia elétrica. No período, foram substituídas cerca de 10.500 lâmpadas fluorescentes, compactas e de iluminação das vias, por luminárias de LED, mais eficientes. Também foram instalados cerca de 2.100 equipamentos de ar condicionados com selo Procel A, sendo uma parte significativa deste montante em substituição a aparelhos de menor eficiência energética. A partir de 2016 a Ufersa passou a investir na geração de energia fotovoltaica.

Segundo George Ribeiro, atualmente a instituição dispõe de 31 usinas fotovoltaicas nos quatro campi, com potência instalada total de 2.178 kWp. No campus Leste, objeto desta proposta, são 11 usinas fotovoltaicas, com potência de 973,69 kWp, que produzem cerca de 1.610.094 kWh por ano, que correspondem a cerca de 55% da energia consumida pela unidade. “O sistema de geração fotovoltaica proposto, com potência nominal de 369 kWp, integrado a um sistema de armazenamento em baterias, com potência de 1.000 kW e 1.856 kWh de capacidade de armazenamento, terá uma produção estimada em 610.178 kWh por ano, que corresponde a cerca de 21% do consumo da unidade, considerando o histórico de 2019, último ano com atividades regulares no campus”, adiantou George Ribeiro.

A energia armazenada atenderá a, aproximadamente, 88% do consumo no horário de ponta, resultando em uma economia projetada de R$ 1.269.958,00 ao ano, e de R$16.739.055,93 em 10 anos. O valor economizado corresponde a cerca de 50% da despesa com energia elétrica. Ainda no aspecto econômico, o sistema de geração proposto irá contribuir na proteção contra os aumentos da concessionária e contra o sistema de bandeiras tarifárias. Instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as bandeiras refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica e incidem sobre consumo de energia elétrica ativa a ser faturado, ou seja, o valor líquido (consumo medido menos energia injetada).

Nessa chamada, foram aprovados pela FINEP R$ 230.370,00 em investimento para a elaboração do projeto básico e executivo de um sistema fotovoltaico de 369 kWp associado a um sistema de acumulação em baterias, com potência de 1000 kW e 1856 kWh, suficiente suprir as necessidades do horário de ponta do campus Leste. A expectativa é que, em uma segunda etapa, seja obtido um financiamento de aproximadamente R$7 milhões para a efetiva implantação do sistema no nosso campus central também via FINEP.