Professora analisou 34 anos de pesquisas sobre Escritórios de Transferência de Tecnologia

Pesquisa, Pós-graduação 10 de abril de 2023. Visualizações: 282. Última modificação: 10/04/2023 18:40:20

Com o objetivo de identificar o foco das pesquisas produzidas ao longo de 34 anos sobre Escritórios de Transferência de Tecnologia, a docente Samira Yusef, do campus de Angicos, realizou um levantamento aprofundado em 186 artigos produzidos entre os anos de 1988 e 2020. O resultado desse trabalho está disponível na edição mais recente do Journal of the Knowledge Economy, journal classificado na CAPES como A2 (quadriênio 2017-2020) e fator de impacto 1.815 (Web of Science). Também assina o artigo a pesquisadora Ana Lúcia Vitale Torkomian, orientadora de Samira no doutorado cursado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A docente Samira Yusef, do campus de Angicos. Foto: Arquivo Pessoal/cedida.

A pesquisadora destaca que, de acordo com a Lei de Inovação Brasileira, atualmente todas as Instituições de Ensino Superior, Institutos Federais de Educação e Instituições de Pesquisa do país devem possuir um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Esses espaços, também chamados de Escritórios de Transferência de Tecnologia (ou TTO, na sigla em inglês), são o objeto de estudo da pesquisa.

Atuando como Coordenadora de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufersa, a professora Samira Yusef conta que seu interesse pelo tema trouxe resultados que podem ser aplicados em escritórios de transferência de tecnologia vinculados a instituições brasileiras, contribuindo com o aumento da participação das universidades no desenvolvimento de inovações tecnológicas no país. “A pesquisa concluiu que as estratégias e o desempenho em transferência de tecnologia nos escritórios são o foco principal das pesquisas analisadas”, afirma. “O estudo também revelou importantes contribuições sobre o que se espera para o futuro e que ainda existem lacunas a serem solucionadas em pesquisas futuras”.

O artigo Technology Transfer Offices: a Systematic Review of the Literature and Future Perspective pode ser lido aqui (em inglês).