Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

CAADIS promove oficina Performance Comunicativa para celebrar Dia Mundial da Voz

Responsabilidade Social, Saúde 10 de abril de 2023. Visualizações: 657. Última modificação: 14/04/2023 14:29:19

Imagem de divulgação da Campanha da Voz 2023promovida pela SBFA.

Para comemorar o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido (CAADIS) irá promover a oficina “Performance Comunicativa”. O evento é voltado para estudantes do campus de Mossoró da Ufersa e acontecerá no 17 de abril de 2023, das 13h às 17h, no auditório da CAADIS, sediado no Lado Leste, do Campus Sede, em Mossoró.

Com a programação, a UFERSA, por mais um ano, celebra a data que foi iniciada no Brasil em 1999 e que, desde 2003, passou a ter expressão internacional, com eventos organizados em diferentes países.

A oficina será conduzida pelo fonoaudiólogo Varder Braga e marcará a décima edição da Semana da Voz na Ufersa. Assim como nas edições anteriores, a iniciativa é realizada em conjunto com Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e conta com apoio do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. Este ano, a 18ª edição da Campanha Amigos da Voz tem o tema “Voz: conexão sem fronteiras”.

Oficina Performance Comunicativa

A atividade é voltada aos discentes com intuito de atender àqueles com dificuldades em atividades que exigem falar em público, apresentação de seminários, dentre outras comunicações orais. O fonoaudiólogo da Ufersa, Varder Braga, explica que “a atenção com a voz pode favorecer o aprimoramento da comunicação, melhorando o processo de ensino e aprendizagem da instituição e o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos no contexto educacional”.

Acesse AQUI o Formulário de Inscrição para participar da Oficina.

Campanha Amigos da Voz

A campanha Amigos da Voz foca seus esforços para a conscientização da população a respeito dos cuidados necessários com à saúde da voz, indicando medidas preventivas, alertas para sintomas, bem como enfatiza o aprimoramento da comunicação aos mais diversos contextos profissionais e educacionais.

A disfonia é identificada quando há dificuldade na produção natural da voz, comprometendo o desempenho satisfatório da fala, tanto na sua comunicação interpessoal como na profissional. Logo, essa alteração vocal pode ser um sinal ou até mesmo sequela de diversos tipos de cânceres de cabeça e pescoço. Então, ao sinal de alterações da voz e tosse constante por mais de 15 dias, sem causa aparente, é importante procurar a orientação profissional tanto para o diagnóstico como para o tratamento. Por isso, fique atento a alguns fatores de risco, como:

  • Fumar e ingerir bebida alcoólica;
  • Uso vocal em alta demanda como falar frequentemente ao telefone;
  • Falar em situações de competição sonora;
  • Gritar e falar em forte intensidade;
  • Automedicação;
  • Alta ingestão de bebida alcoólica;
  • Falar com esforço;
  • Falar em público sem orientação prévia;
  • Tosse constante;
  • Uso de drogas;
  • Hidratação insuficiente;
  • Dieta inadequada.

Para verificar se seu comportamento vocal é propício a um possível risco de alteração na voz, faça o teste a baixo disponibilizado pela SBFa: