Pesquisador tem trabalho aprovado em eventos internacionais de Economia

Eventos, Internacionalização 4 de abril de 2023. Visualizações: 364. Última modificação: 04/04/2023 15:36:48

O professor Lucas Godeiro, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Ufersa. Foto: cedida/arquivo pessoal.

O professor Lucas Godeiro, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Ufersa, teve um artigo aprovado em dois eventos internacionais na área de Economia: o 43° Simpósio Internacional de Previsão, que será realizado entre os dias 25 e 28 de junho na cidade de Charlottesville (EUA); e a 28ª Conferência Internacional de Dados em Painel (IPDC), evento marcado para os dias 3 e 4 de julho na Universidade de Amesterdã (Holanda). O trabalho foi produzido em conjunto com o pesquisador Luiz Renato Lima, vinculado às Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e do Tennessee, nos Estados Unidos.

“A metodologia desenvolvida no paper permite que usemos informação textual sobre política, economia e finanças para prever a probabilidade de depreciação e de apreciação do dólar canadense”, detalha Lucas Godeiro. No trabalho, os pesquisadores mostram que a metodologia utilizada traz ganhos econômicos-financeiro para investidores em qualquer parte do mundo, considerando como referência os investimentos feitos na moeda canadense.

De acordo com Lucas Godeiro, a pesquisa conclui que “a ocorrência de conflitos geopolíticos aumenta a chance de valorização e de apreciação do dólar, ao passo que ocorrência de eventos como recessão nos EUA contribui para aumentar a probabilidade de depreciação da moeda”.

Saiba mais informações sobre os eventos:

43° Simpósio Internacional de Previsão
28ª Conferência Internacional de Dados em Painel (IPDC)